Realizada pela primeira vez em 2018, em Salvador, a exposição Ecos do Atlântico Sul dá sequência ao projeto Episódios do Sul, lançado pelo Instituto Goethe em 2015. A mostra, que também passou pelo Rio de Janeiro, acontecerá no espaço Pivô, em São Paulo, com abertura no dia 13 de março.
Ela surgiu junto à conferência de mesmo nome, que abordou diferentes perspectivas, multidisciplinares, multiespaciais e multitemporais, o futuro das relações transatlânticas do Sul, partindo da base do papel da Europa no passado, presente e futuro.
Na definição do Instituto, até o século 15, o Atlântico representava uma fronteira perceptível entre a África e a Europa de um lado e a América do outro. Com o descobrimento se rompe essa fronteira e se da inicio a uma história de colonização, escravização, exploração, migração e enriquecimento da Europa. Isto criou um vínculo indissolúvel entre os três continentes. A medida que as relações de poder e as relações políticas mudam, os interesses de intercâmbio entre os três continentes vem aumentando.
Confira texto sobre a conferência clicando aqui.