Um dos mais celebrados nomes do grafite – ou street art – do Brasil, o paulistano Francisco Rodrigues da Silva, conhecido pelo pseudônimo Nunca, apresenta sua primeira exposição individual no país, na Galeria Kogan Amaro. Nunca, que tem obras espalhadas por paredes e muros em diversas cidades do mundo, reúne na mostra pinturas que fazem alusão à litogravura e revelam suas referências multiculturais.
Com curadoria de Ana Carolina Ralston, Meide in Brazil trata de temas caros aos brasileiros nos dias atuais, como explica o artista. “Faço da minha arte uma forma de questionar o que nós, como povo, estamos criando e cultivando culturalmente, do que é legitimamente brasileiro e do que é verdade ou mentira do ponto de vista histórico da nossa nação”, afirma Nunca em texto de apresentação da mostra.
A mostra problematiza, portanto, a desvalorização da cultura brasileira e a “ideologia de consumo”, situando como protagonistas das obras personagens excluídos pela sociedade. Entre eles, destacadamente os indígenas, que Nunca já retratou em 2008, na fachada da Tate Modern, em Londres, e, neste ano, nas paredes externas do novo Museu de Arte do Condado de Los Angeles, o LACMA, ainda em construção.
Nunca – Meide in Brazil
Galeria Kogan Amaro – Alameda Franca, 1054 – Jardim Paulista, São Paulo
De 29 de junho a 27 de julho