Uma das maiores e mais completas exposições já realizadas do artista carioca Cildo Meireles, “Entrevendo” chega à sua reta final com programação especial no Sesc Pompeia. A mostra, que foi tema de uma grande reportagem na edição 49 da ARTE!Brasileiros (leia aqui), reúne cerca de 150 obras, entre instalações, quadros, esculturas e desenhos.
Os curadores Júlia Rebouças e Diego Matos, além de Marília Loureiro, assistente de curadoria, realizam seis visitas guiadas pela exposição, com percursos roteirizados, com o intuito de apresentar a riqueza poética e narrativa da trajetória de Meireles. As visitas são gratuitas e acontecem às 19h dos dias 14 e 28 de janeiro com Júlia Rebouças; 21 e 30 de janeiro com Diego Matos; e 23 de janeiro com Marília Loureiro. Ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada atividade, para até 20 pessoas.
Além disso, o Teatro do Sesc Pompeia receberá três sessões de curtas-metragens sobre a obra de Cildo, seguidas de conversas com convidados. No dia 15 de janeiro, serão exibidos Inserções em circuitos ideológicos (1970/2013), dirigido pelo próprio artista, e o curta Cildo Meireles (1979), de Wilson Coutinho. O bate-papo será com a pesquisadora, historiadora e curadora Aracy Amaral e com mediação do curador Diego Matos.
No dia 22 será exibido o filme Gramática do Objeto (2000), de Felipe Sá e Frederico Morais. Após o filme, o crítico e curador Frederico Morais falará ao público com mediação da curadora Júlia Rebouças. Por fim, no dia 29 será apresentado o registro em super-8 da instalação Eureka/Blindhotland (1975) em sua primeira montagem, na Área Experimental do MAM Rio. Júlia Rebouças e Diego Matos comandam a conversa com participação de Cildo Meireles. Os três eventos no Teatro serão realizados às 20h e são gratuitos, com ingressos distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada atividade.
Cildo Meireles: Entrevendo
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93, São Paulo
Até 02 de fevereiro
Entrada gratuita