marília razuk
"Estimado Selvagem [Zebras]", 2010, Daniel Acosta. Foto: Divulgação

A partir da obra de quatro celebrados artistas atuantes principalmente na segunda metade do século 20 – Amilcar de Castro (1920-2002), Eleonore Koch (1926-2018), Julio Plaza (1938-2003) e Leonilson (1957-1993) -, a galeria paulistana Marília Razuk abre neste sábado, dia 31 de julho, o Projeto 4×5. Desdobrada em quatro módulos de cerca de 20 dias cada, a mostra tem curadoria de Douglas de Freitas e acontece tanto presencialmente (mediante agendamento) quanto virtualmente.

Cada módulo parte da obra de um artista e tem um eixo temático específico. O primeiro, intitulado Espaço (de 31 de julho a 20 de agosto), coloca lado a lado trabalhos de Ana Sario, Alexandre Canonico, Daniel Acosta e Hugo Frasa com a produção de Amilcar de Castro. “As formas geométricas planas de Amilcar se abrem para o espaço a partir das suas operações, seja de corte e dobra, seja de deslocamento. Nesse sentido, os artistas participantes desse primeiro módulo trabalham com a forma e suas possíveis relações com o espaço, seja o espaço real, da tela, ou ainda o mental. Assim, planos constroem elementos no espaço, ou espaços se planificam nas obras”, explica o curador no texto de divulgação da galeria Marília Razuk.

marília razuk
“Sem título”, Hugo Frasa, acrílica sobre tela. Foto: Divulgação

O segundo módulo, intitulado Projeto (de 21 de agosto a 10 setembro), enfoca a pesquisa de forte caráter conceitual e de abordagem semiótica da arte do espanhol Julio Plaza, colocada em diálogo com trabalhos de Ana Dias Batista, Froiid, Vanderlei Lopes e Raquel Gaberlotti. O terceiro módulo, Paisagem (de 11 de setembro a 1 de outubro) será conduzido pelas pinturas de paisagens desabitadas da artista alemã Eleonore Koch, em diálogo com obras de Desali, Laura Belém, Mariana Serri e Rommulo Vieira Conceição.

Por fim, o último módulo da mostra na Galeria Marília Razuk (de  2 a 17 de outubro) é intitulado Corpo e parte da obra autobiográfica e sensitiva de Leonilson, colocada em conversa com trabalhos de Adalgisa Campos, Amanda Melo da Mota, Lais Myrrha e Maria Laet. Todos os módulos serão exibidos no espaço físico da galeria (Rua Jerônimo da Veiga, 131, Itaim Bibi) e no Viewing Room da Galeria. O público poderá também acompanhar os processos de montagem e desmontagem que ocorrem entre as mostras.

SERVIÇO: Projeto 4×5
Seg-sex, das 11h-18h / Sáb, 11h às 16h, mediante agendamento por telefone ou e-mail:
Tel: +5511 3079-0853
Whatsapp: +5511 96082-3111
[email protected]

 

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome