Aleta Valente, Ana Linnemann, Arjan Martins, Cabelo, Ernesto Neto, Jarbas Lopes, João Modé, José Bento, Laura Lima, Marcela Cantuária, Maria Laet, Maria Nepomuceno, Maxwell Alexandre, OPAVIVARÁ!, Renata Lucas, Rodrigo Torres e Vivian Caccuri. Esses são os nomes que compõem Bum bum Paticumbum Prugurundum, exposição que marca a chegada d’A Gentil Carioca em São Paulo.
Em 2021, a galeria completa 18 anos e, em comemoração, expande suas atividades para a capital paulista – contando agora com duas sedes, uma no Centro do Rio de Janeiro, e uma no bairro paulistano de Higienópolis. Segundo os sócios Márcio Botner, Ernesto Neto, Elsa Ravazzolo e Laura Lima, a Gentil nasce e expande-se para captar e difundir a diversidade da arte no Brasil e no mundo.
A inauguração aconteceu no último sábado, 7 de agosto, com a abertura de Bum bum Paticumbum Prugurundum. Seu título, inspirado no samba-enredo do Império Serrano do desfile de 1982, dá tom à mostra. A composição trata da história e da essência do carnaval. E com a onomatopeia – que da título à música e, agora, à exposição – simula a batida do surdo, que deu origem ao ritmo samba que conhecemos hoje. “Na frase ‘Bum bum paticumbum prugurundum’ está contido um tratado tão importante quanto a frase ‘penso logo existo’, do mestre Descartes, assim como várias outras filosofias que definem o ocidente e por consequência a modernidade. A língua dos tambores e ritmos é tão importante como a escrita, mas é inescrevível, pois sua fala não é inteligível pela mente, mas pelo corpo”, explica Ernesto Neto.
Guiada por essas questões, a exposição busca um ethos da corporalidade, ao invés de se relacionar com um pensamento cartesiano “tão definidor do ocidente”, como afirma o texto curatorial. Isso transparece na disposição das obras no espaço d’A Gentil Carioca, ao que se busca a subjetividade do som do tambor. “Os corpos de obras e dos espectadores visitam o espaço da galeria, reconfigurando as ortogonalidades usuais de exposição. Inspira-se nos encontros de batuque, nos blocos de carnaval, nas rodas de gente na praça para grandes resoluções, o que determina um ritmo de outra fisicalidade ou lógica”, explica o texto curatorial.
BUM-BUM PATICUMBUM PRUGURUDUM
ONDE: A Gentil Carioca: Travessa Dona Paula, 108 – Higienópolis, São Paulo (SP)
QUANDO: 10 de agosto a 9 de outubro de 2021
Terça a sexta das 10h às 19h e sábados das 10h às 18h.
Agendamento de visitas: [email protected]
A exposição também pode ser acessada virtualmente, através do Online Viewing Room.