birico
Bandeira exposta no hall central do Sesc Bom Retiro, feita pelo Coletivo Tem Sentimento e pela artista Maré de Matos. Foto: Marcos Ferraz

Em cartaz até 27 de fevereiro no Sesc Bom Retiro, a mostra coletivo Birico: poéticas autônomas em fluxo apresenta trabalhos de artistas e coletivos atuantes na chamada Cracolândia, no centro de São Paulo. Entre moradores da região ou pessoas que lá atuam há muitos anos, a exposição reúne mais de 40 participantes e ajuda a quebrar com estigmas e preconceitos sobre as pessoas que habitam ou frequentam a Cracolândia.

Como diz o texto curatorial, assinado pelo coletivo Birico: “Olhar para a Cracolândia é ver um território de imenso afeto, coletividade e criatividade, que ousa sobreviver à intolerância, abstinência e repressão. É conhecer políticas reais de redução de danos e, sobretudo, muita solidariedade. É se deparar com a mais encantadora alma das ruas que, para surpresa de muitos, é capaz de transmutar a dor da exclusão em festa de cura, em pagode, em cultura pulsante, em fluxo contínuo de trocas, em diversidade, em poesia, em sentimento de humanidade”.

A exposição reúne criações em diversas linguagens, como lambe-lambes, fotos, peças sonoras, obras tridimensionais e peças gráficas, entre ouros. A arte!brasileiros visitou a mostra. Assista ao vídeo abaixo:

Participam da exposição Birico: poéticas autônomas em fluxo: Alberto Pereira, Aline Motta, Aluízio Marino, Ananda Giuliani, Chip Thomas, Cleverson I. Salvaro, Coletivo Transverso, Daniel Mello, Dentinho, Equipe do filme “Diz A Ela Que Me Viu Chorar”, Fábio Rodrigues, Felipe Risada, Frederico Filippi, Grupo Mexa, Helen Salomão, Hideki Nomies, Índio Badaross, Iskor, Jaick MC, João Leoci, Joh Bittencourt, Juliana Dos Santos, Julio Dojcsar, MC Kawex, Kelly Reis, Kika Carvalho, Lau Guimarães, Mag Magrela, Maré de Matos, Mônica Ventura, Mundano, Ozi, Pablo Vieira, Paty Bonani, Paulestinos, Paulo Pereira, Pri Barbosa, Raphael Escobar, Raul Zito, Renata Felinto, Sato do Brasil, Sol Casal e Yori Ken.

SERVIÇO: Birico – Poéticas autônomas em fluxo
ONDE: Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185, São Paulo.
QUANDO: Até 27 de fevereiro de 2022; de terça a sexta, das 14h às 20h; aos sábados, das 10h às 16h.
Entrada gratuita

 

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome