Nesta quarta-feira (26/01), a Art Basel revelou planos para lançar uma nova feira de arte moderna e contemporânea no Grand Palais de Paris, em outubro, sendo este o quarto evento organizado pelo grupo, que já é responsável por edições em Hong Kong, Miami Beach e na cidade suíça homônima.
Em um comunicado à imprensa, o diretor global da Art Basel, Marc Spiegler, afirmou: “Com sua história incomparável e dinamismo contemporâneo, Paris está posicionada de forma única como um epicentro fundamental da cena cultural internacional. Nosso objetivo é aproveitar a posição incomparável de Paris como metrópole global para ajudar a criar uma semana vibrante que amplifique ainda mais a ressonância internacional da cidade como capital cultural”.
A notícia vem à público depois que o Grand Palais – lar de longa data da FIAC e da Paris Photo – lançou um concurso público para a ocupação das suas datas do outono. Segundo o Grand Palais, a Art Basel já teria mostrado interesse ainda no ano passado e, até então, não havia contrato firmado para tal com a RX Global, responsável pelas outras duas feiras – a Paris Photo ficou mantida para novembro deste ano, no entanto.
A RX Global, por sua vez, criticou a decisão (por eles chamada de “tentativa de despejo hostil”) e acrescentou que ela teria repercussões palpáveis para a arte contemporânea francesa; uma delas podendo vir através da transição de uma feira com foco regional para outra orientada para o escopo internacional. “Esta é uma grande decepção para nossas equipes e todos parceiros que nos apoiam”, afirmou o presidente da RX France, Michel Filzi.
De todo modo, enquanto o Grand Palais passa por uma reforma significativa até a primavera de 2023, tanto a edição parisiense da Art Basel como a Paris Photo devem ocorrer no Grand Palais Éphémère, construído no Champ-de-Mars especificamente para abrigar os eventos que o palácio original hospedaria no período de reformas. Já a FIAC ainda não tem novo local definido para sua próxima edição.