Inaugurada no início de outubro na Caixa Cultural São Paulo, a exposição “Rubem Valentim – Construção e Fé” apresenta cerca de 70 obras do artista baiano, considerado um dos mais importantes nomes do concretismo brasileiro, até o dia 6 de dezembro.
Pintor, escultor, gravurista e professor, Valentim (1922-1991) trabalhou durante sua trajetória com elementos da cultura afro, utilizando-se de traços geométricos e cores fortes para tratar de tradições populares, da simbologia do Candomblé e do Umbanda.
Para o curador da mostra, Marcus Lontra, a ideia é mostrar o lado combativo e contestador de Valentim, escancarando também uma violência que permanece até os dias de hoje na sociedade brasileira.
Ainda este ano, no dia 13 de novembro, o MASP inaugura outra exposição de Valentim, intitulada “Construções Afro-Atlânticas”, que fica em cartaz até março de 2019. A mostra reúne cerca de 90 obras produzidas pelo artista entre 1955 e 1978.
RUBEM VALENTIM: CONSTRUÇÃO E FÉ Quando: até 6 de dezembro Onde: Caixa Cultural - Praça da Sé, 111 Preço: Grátis Classificação Livre