Bitu Cassundé, Clarissa Diniz e Marcelo Campos são os curadores da exposição À Nordeste, que reúne 275 trabalhos de artistas que problematizam os imaginários acerca do Nordeste brasileiro, questionando as visões do que é “estar à Nordeste”.
A mostra é fruto da pesquisa dos três curadores, que trabalham essa ideia há mais de uma década. Eles realizaram viagens por todos os estados da região nordeste do Brasil na segunda metade de 2018 para realizar a atualização das pesquisas.
Artistas como Almandrade, Ayrson Heráclito, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Bispo do Rosário, Cândido Portinari, Glauber Rocha, Jonathas de Andrade, Juliana Notari, Leonilson, Marepe, Mestre Vitalino, o coletivo Saquinho de Lixo e Véio são alguns destaques, evidenciando o caráter multidisciplinar das variadas linguagens e suportes das obras que compõem a mostra, de esculturas a ‘memes’. A exposição pode ser conferida até 25 de agosto no Sesc 24 de Maio, no centro de São Paulo.
Na ARTE!Brasileiros 47, a exposição ganha destaque com dois textos, uma matéria com entrevistas de Clarissa e Marcelo e uma crítica assinada por Aracy Amaral. Além disso, a obra A gente combinamos de não morrer (2019), da artista Jota Mombaça, é capa da edição e faz parte da mostra. Leia nosso editorial clicando aqui.
Confira no vídeo entrevista com Gabriela Xabay Gimenes, programadora de Artes Visuais da unidades Sesc 24 de Maio.
À Nordeste
Sesc 24 de Maio –Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo
De 25 de agosto