Em primeiro ano reconhecendo-se como uma “bienal”, não mais “festival”, Sesc_Videobrasil terá 55 artistas, que foram divulgados nesta quinta-feira, 28 de fevereiro. Seguindo o tema Comunidades Imaginadas, a bienal deste ano, que acontece entre entre 09 de outubro de 2019 e 02 de fevereiro de 2020 será sediada no Sesc 24 de maio.
Na lista divulgada pelas instituições que realizam a mostra em parceria, Sesc e Associação Cultural Videobrasil, figuram 55 artistas escolhidos por meio de open call realizado em 2018. Em entrevista recente à ARTE!Brasileiros, a diretor da Videobrasil, Solange Farkas, afirmou que “existe uma produção superimportante de artistas que fazem parte de grupos étnicos e que acabam operando apenas dentro de seus universos. O universo das artes não olha tanto para esse lugar. Ainda há certo preconceito contra isso”.
Os nomes publicados mostram que a curadoria buscou olhar para esse aspecto, incorporando artistas como os coletivos Movimento de Luta Nos Bairros, Vilas e Favelas e Alto Amazonas Audiovisual: “Queremos trabalhar com essas comunidades que estão às margens do conceito de Estado ou de nação, ou nas suas brechas, nas suas bordas”, disse Farkas à época.
Rosana Paulino, Marilá Dardot, Mônica Nador, André Griffo e Jonathas de Andrade são alguns dos conhecidos nomes brasileiros que figuram entre os escolhidos. Artistas da Ásia, do Oriente Médio e da África também são alguns destaques. O tema Comunidades Imaginadas procura questionar o nacionalismo e como essa ideia é conduzida por meio das práticas artísticas.
Clique aqui e confira a lista completa.