ERNANI CHAVES é Professor Titular da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará. Estuda as relações entre filosofia, psicanálise e racismo. Para este número da arte!brasileiros, ele disserta sobre o conceito de necropolítica, de Achille Mbembe, trazendo-o para o contexto da realidade brasileira, marcada pela escravidão e pelo racismo.


RODRIGO NAVES é crítico, historiador da arte e professor, com doutoramento em estética pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Publicou ensaios e artigos em diversas revistas, jornais e catálogos brasileiros e do exterior. Nesta edição, escreve sobre a artista plástica Germana Monte-Mór, que apresenta exposição na Galeria Estação.

FABIO CYPRIANO, crítico de arte e jornalista, é diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP e faz parte do conselho editorial da arte!brasileiros. Neste número, escreve sobre as iniciativas governamentais no universo das artes no Espírito Santo e faz uma análise sobre as polêmicas da documenta quinze.



LEONOR AMARANTE é jornalista, curadora e editora. Trabalhou no Jornal O Estado de S.Paulo, na revista Veja, na TV Cultura e no Memorial da América Latina. Recebeu os prêmios ABCA pela edição da revista arte!brasileiros (2012) e do Ministério da Cultura de Cuba (2009) pela atuação cultural naquele país. Nesta edição, assina matérias sobre as mostras Histórias Brasileiras e José Claudio: Uma Trajetória.


SIMONETTA PERSICHETTI é jornalista e crítica de fotografia. Mestre em Comunicação e Artes, doutora em Psicologia Social e pós-­doutora pela ECA-USP. É membro do Conselho Editorial da arte!brasileiros. Neste número, faz uma análise sobre o questionável uso de imagens jornalísticas de grande impacto na mídia e em exposições.

Fotos: arquivo pessoal

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome