Com um conjunto de ilustrações vindas da literatura, do jornalismo, da produção musical e de ensaios históricos, geográficos e sociológicos, Trabalhadores Ilustrados oferece um panorama diversificado do mundo do trabalho no Brasil do século 20. A exposição, em cartaz no Sesc Santo Amaro, tem curadoria de Chico Homem de Melo e parte da premissa de que os ofícios ocupam um importante espaço na vida das pessoas – por vezes, confundindo-se com a própria noção de identidade.
“O trabalho surgiu como tema por uma percepção minha de que ele é menos representado no universo literário do que deveria, do que a importância que ele tem para a nossa vida justificaria”, explica o curador. Partindo dessa reflexão, Homem de Melo reuniu cerca de 300 ilustrações. “Coloquei elas em cima da mesa e vi o que tinham a me dizer”, explica. Observando-as, notou possibilidades de divisões temáticas, algumas por ofício, outras por período ou lutas sociais. “Os temas vieram das ilustrações, então o ponto de partida foram imagens que tivessem força de informação, que tivessem impacto e que fossem sedutoras”. Cruzando essas divisões temáticas com as possibilidades de expografia, o curador reduziu seu escopo de trabalho e definiu os 22 painéis que organizam a mostra, cada um deles composto por três ou quatro ilustrações que gravitam em torno de um mesma questão, mas com linguagens distintas.
A ideia inicial era que a literatura fosse o principal eixo da exposição, mas durante a pesquisa, ficou evidente que isso não seria possível. “Enquanto o universo rural está bem representado na atividade dos ilustradores e no universo literário, a indústria não. É impressionante como existe um certo silêncio em relação ao trabalho urbano em geral, mas industrial em particular”. Assim, a seleção passou a englobar, além de ilustrações literárias, produções ligadas ao jornalismo, ensaios históricos, geográficos e sociológicos, de forma a oferecer um panorama diversificado do mundo do trabalho. Assim, Trabalhadores Ilustrados passa a ser “uma espécie de quadro da ilustração editorial do Brasil do século 20”, explica.
A arte!brasileiros visitou a exposição e conversou com o curador sobre a história e os conceitos que a permeiam. Assista ao vídeo:
Trabalhadores Ilustrados fica em cartaz até 25 de julho e pode ser visitada gratuitamente de terça a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h, mediante agendamento prévio pelo site do Sesc Santo Amaro. A utilização de máscara durante toda a visita e a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade são obrigatórias.