A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha é considerada o evento mais importante do setor no mundo inteiro. Ela funciona como farol no mercado, atraindo profissionais de várias áreas que trabalham com o segmento de alguma forma, sejam eles editores, autores, ilustradores, etc.
Em parceria com o Instituto Emília, o Sesc traz ao Brasil uma mostra que seleciona um panorama de 50 anos mostra de ilustradores realizada na feira. ‘A Ilustração como porta para o mundo’ está em cartaz no Sesc Bom Retiro até 14 de outubro e, além de reunir artistas internacionais premiados, traz cinco artistas brasileiros que se destacam na ilustração contemporânea. “Acho que é uma oportunidade muito especial, não só para ilustradores, mas para todos aqueles que trabalham com o livro ilustrado”, diz Dolores Prades.
Apesar de trazer artistas extremamente conhecidos no mercado da ilustração mundial, muitos não são conhecidos do público brasileiro em geral porque nunca foram traduzidos no Brasil. Nomes como Chiara Carrer, Tony Ross e Jean-Louis Besson são alguns dos que tem obras expostas na mostra.
A curadoria internacional é de Paola Vassali. Já Dolores Prades, à frente do Instituto Emília, tornou-se a curadora nacional da exposição: “Eu achei que era fundamental trazer alguma representação da ilustração brasileira”, comenta.
Apesar do recorte da ilustração em livros infantis e juvenis, a exposição cabe para todas as idades, despertando a curiosidade dos mais jovens e a nostalgia dos mais velhos.
A Ilustração como Porta para o Mundo
Visitação gratiuta
Até 14 de outubro de 2018
Ter a sex: das 09h00 às 21h00
Sab: das 10h00 às 21h00
Dom: das 10h00 às 18h00
SESC Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01216-000
Tel: 11 3332 3600