Icônico trabalho do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, o conjunto de fotografias da mina na vila de Serra Pelada, no interior do estado do Pará, pode ser conferido até o dia 3 de novembro no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo. As fotografias na exposição Gold — Mina de Ouro Serra Pelada se encontram dentro da série Trabalhadores, concebida por Salgado entre os anos de 1986 e 1992, na qual ele registrou o labor ao redor do mundo.
Na época, apenas 30 fotografias foram editadas, sendo o resto arquivado. Para a exposição no Sesc Avenida Paulista, Sebastião e sua esposa, Lélia Wanick Salgado — curadora da exposição e organizadora do livro homônimo da mostra —, voltaram aos originas e reuniram 56 obras, algumas inéditas.
As imagens da mina em que trabalharam 50 mil pessoas fizeram o local ser conhecido como o maior garimpo a céu aberto do planeta e também como o “formigueiro humano”, sensibilizando pessoas ao redor do mundo. A exposição recebe centenas de visitantes todos os dias e chegou a receber, em apenas um, 3500 pessoas. É o que conta a supervisora do Núcleo de Artes Visuais do Sesc Avenida Paulista, Lilian Sales.
Assista à entrevista completa com Lilian no vídeo.