León Ferrari, 'Sem título', 2008

Como entender o “fenômeno poético” León Ferrari? A resposta poderia vir de vozes como a do cineasta Fernando Birri, do escritor Julio Cortázar, dos críticos Andrea Giunta, Walter Zanini, da artista Regina Silveira. Alma tingida pelo desejo de justiça, a vida do artista argentino se insere nas conturbadas mudanças da contemporaneidade.

Com obra obrigatória nos compêndios da arte contemporânea, que oscila entre Eros e Tanatos, Ferrari tece sofisticado registro de ambos. Ferrari não é unanimidade, ele e sua obra já bateram e apanharam muito, o que fez dele um corajoso testemunho da destruição da substância das relações humanas. Ao longo de sessenta anos de arte, viveu no contrafluxo do sistema sendo empurrado aos infernos para emergir ainda mais forte. Ferrari observa o mundo e o transfigura em textos/gráficos que apontam dimensões submersas no cotidiano. Parte de sua obra compõe a retrospectiva León Ferrari, por um mundo sem Inferno na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, a partir de 10 de abril. No dia 26, estreia na sede nova-iorquina da galeria.

A mostra paulistana é um voo panorâmico que revela o “jovem” Ferrari como artista atemporal, homem que não perdeu tempo com críticas superficiais, rigoroso pesquisador da estética da linguagem, interpretando o universo como bem quis. Traços poéticos, dionisíacos e anticlericaispreenchem o espaço da mostra, com curadoria de Lisette Lagnado, que reuniu as obras junto com Anna Ferrari, arquiteta, neta do artista e diretora da Fundación Augusto y León Ferrari Arte y Acervo, cuja prioridade é a preservação, catalogação e divulgação da obra e dos arquivos, tanto de León quanto do seu pai, o arquiteto, pintor e fotógrafo Augusto César Ferrari (1871-1970). A retrospectiva já faz parte das ações da Fundação.

Mais de setenta trabalhos produzidos a lápis, tinta, aquarela, arames, xerografia, heliografias e colagens em Braille, realizados entre 1962 e 2009, revelam as preferências de Ferrari no campo artístico-político-cultural. Lisette destaca a figura pública do artista que se tornou parte indissociável de sua extensa e multifacetada produção. A curadora alerta sobre o conceito de ativismo, de insubordinação expresso em seus trabalhos. “Percebe-se logo que a chave do ’ativismo’ é redutora para explicar a monumentalidade de uma obra que compreende uma coleção extraordinária de reproduções recolhidas da história da arte”.

A obra de Ferrari ganha rumo na década de 1960, com as esculturas em arame, executadas em Milão e expostas na galeria Pater, interpretadas como “desenhos no espaço com mais luz do que o corpo, uma explosão cintilante”. Uma instintiva reação à literatura fez de Ferrari leitor de Borges, Sade, Gombrowicz, Cortázar e, nas escrituras com letras deformadas, parece recorrer a eles, como na série Carta a um General, de 1963. As escrituras revelam um artista inconformado com seu tempo. Luis Pérez-Oramas, no catálogo da mostra Alfabeto Enfurecido em que a obra de Ferrari dialoga com a de Mira Schendel, afirma que “as crenças ou descrenças de Ferrari passaram a incluir uma visão de textos sagrados judaico-cristãos como perversos chamados à exclusão, à tortura e ao crime.”

Tudo o que Ferrari produziu, em diversas mídias, demonstra sua aguçada criatividade e picardia crônica. Relecturas de la Bíblia, iniciada em 1983, consiste em colagens nas quais justapõe imagens da iconografia religiosa cristã ou da história da arte com imagens eróticas orientais. Em sua série de Brailles, perfura ilustrações e reproduções fotográficas de obras de artistas como Giotto e Michelangelo para escrever poemas ou passagens bíblicas na linguagem dos deficientes visuais. Ferrari se dizia influenciado pela cegueira de Borges, que escreveu poemas de amor que o encantaram. “Um poema de amor sobre a fotografia de uma mulher nua, dizia Borges, significa que você tem que acariciar a mulher para ler o que o poema diz. Foi aí que eu entendi a ideia”. Sob o efeito Borges, cria uma série de trabalhos sobrepostos às fotografias de Man Ray, reproduções de Kitagawa Utamaro e pinturas de Giotto e de Fra Angélico.

Compõe séries caligráficas como o emblemático Cuadro Escrito, de 1964, desenvolvido com texto complexo e gestual, no qual Ferrari descreve o que faria se soubesse pintar e incita reflexões diversas. Luis Camnitzer, crítico uruguaio de fino pensar, ressalta que a obra antecede as propostas comparáveis à do artista Joseph Kosuth. Já a crítica Mari Carmen Ramírez vê no trabalho “exemplo central de particular inflexão do conceitualismo latino-americano, concentrado mais nas relações com o contexto político da inserção do sujeito social ativo no circuito comunicacional do que nas propriedades empíricas da linguagem”. De 1980 a 1986, o artista trabalha planos sobre poliéster inserindo imagens de Letraset que emprega nas cópias heliográficas de grandes dimensões. Entre todas as obras, Ferrari se notabiliza por La Civilización Occidental y Cristiana, de 1965, em que coloca Cristo crucificado sobre um avião caça-bombardeio norte-americano, da Guerra do Vietnã. Muitos anos depois, a mesma peça foi exposta na mostra León Ferrari-Retrospectiva, curada por Andrea Giunta, no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, e irrita o então arcebispo da cidade, Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco. Seu texto incendeia a ira dos católicos que invadem as salas e destroem alguns trabalhos e a mostra é fechada. Três anos depois, em 2007, o mesmo trabalho, com curadoria de Robert Storr, recebe o Leão de Ouro, na 52ª Bienal Internacional de Veneza. La Civilización Occidental y Cristiana prova sua capacidade de resistência como agente transformador através do tempo.

Em 1977, Ferrari e sua família deixam a Argentina e mudam para o Brasil, com exceção de Ariel, seu filho mais jovem, que permanece em Buenos Aires e é morto pela repressão da ditadura militar. Para Ferrari, “a arte não se organiza a partir de formas e de estilos, mas por coincidências ideológicas que levam os artistas a agrupar-se, mesmo quando subescrevem diferentes tendências estéticas”. Com esse espírito, ao chegar ao Brasil, onde permanece por 15 anos, se fixa em São Paulo e se aproxima do grupo do Ateliê Aster, um lugar de trabalho e convívio que funcionava no bairro de Perdizes, dirigido por Walter Zanini, Regina Silveira, Donato Ferrari e Julio Plaza. Regina lembra que Ferrari foi visitá-la em 1978, interessado no que ela ensinava em litografia. “Os artistas, na época, faziam trabalhos com imagens fotográficas, foto-mecânicas, nas matrizes de pedra ou de metal. Ferrari queria aprender esse procedimento para fazer seus trabalhos de inversão de textos”. Durante sua vivência no Aster, ele inventou a exposição Gerox, uma mistura de gravura e xerox, da qual Mira Schendel participa. Sob a curadoria de Walter Zanini, Ferrari e Regina participam da 21ª Bienal de São Paulo, de 1981, quando o crítico dá a grande virada no conceito da Bienal. Elimina a amostragem das obras por países, como Veneza, e as expõem por analogia de linguagem, como ocorre até hoje. Ambos, dentro dessa novidade, põem obras em micro filme, “éramos os únicos representantes dessa linguagem”.

Na sua primeira fase em São Paulo, realiza xilografias, fotocópias e retoma as esculturas de arame, iniciadas em 1961, que Aracy Amaral chamou de “galáxias lineares”. Seu grande momento em São Paulo são as esculturas sonoras expostas na Pinacoteca de São Paulo, quando o crítico Fábio Magalhães, então diretor do museu, o apoia. Ao construir Berimbau, que emite som quando tocada, León decidi utilizar esculturas como instrumentos musicais que “dançam sua própria música”. O músico Caito Marcondes, a convite de Michelle Brill (Grupo Quebranto), grava e amplifica o som dessas esculturas em música para dança Tarot. Algumas dessas peças estão agora na mostra Esculturas para Ouvir, curada por Cauê Alves, no Museu Brasileiro da Escultura, MuBE.

León Ferrari recebe o Leão de Ouro na Bienal de Veneza, em 2007. FOTO: Reprodução

Em 1991, Ferrari retorna à Argentina onde dá continuidade a um trabalho, intenso, corajoso e provocador, só interrompido em 2013, quando morre aos 93 anos. A atemporalidade de obra de León segue viva, movimentando museus e instituições pelo mundo. A Fundación Augusto y León Ferrari já está trabalhando o catálogo Raisonné de León com a coordenação de Andrea Wain, em parceria com o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, o Mamba. Neste ano, abre as portas do Taller Ferrari em Buenos Aires onde León trabalhou grande parte de sua vida. Nesta mesma direção, a Itália apresenta, em setembro próximo, uma retrospectiva da obra de seu pai Augusto Ferrari, na Academia Albertina de Torino.
Quase inimaginável, no ano passado, Palabras Ajenas, trabalho realizado durante a Guerra do Vietnã, com trechos de discursos de políticos, papas, Hitler, Cristo, entre outras 108 personalidades, montadas como diálogo entre eles, foi encenada na íntegra, com oito horas de duração junto à exposição sobre a obra no RedCAT Carl Arts dentro do projeto Pacific Standard Time, em Los Angeles. De lá, a ópera viajou para o Pérez Art Museum de Miami, onde pode ser vista até 14 de abril. Em paralelo O Museu Reina Sofia, em Madrid, prepara uma itinerância pela europa para 2020.

A vigência da obra de León é o testemunho de uma trajetória irretocável.

 

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