Em Insight, a imagem de uma equipe de filmagem que encara o espectador é subitamente esfacelada, como se fosse a superfície de um espelho partido. A metáfora com o objeto permite ao vídeo criar um ensaio visual que lida com a representação e os limites da ficção, e questiona os meios de comunicação de massa, vistos como o produto de um mundo que não distingue real e simulacro.
Para o novo episódio do Acervo Comentado Videobrasil, o curador e artista Nicolas Soares [1] comenta a obra de Sebastián Díaz Morales [2], exibida no 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (São Paulo, 2013). Confira abaixo:
Para acessar a obra completa clique aqui. E neste link pode-se encontrar uma breve análise de outras obras de Sebastián Díaz Morales.
Sobre o Acervo Comentado:
Acervo Comentado Videobrasil é uma parceria entre arte!brasileiros e a Associação Cultural Videobrasil. A cada 15 dias publicamos, em nossa plataforma e em nossas redes sociais, uma parte de seu importante acervo de obras, reunido em mais de 30 anos de trajetória.
Este projeto contribui para “redescobrir e relacionar obras do acervo Videobrasil, e vertentes temáticas, na voz de críticos, curadores e pensadores iluminando questões contemporâneas urgentes”, afirma Farkas.
Videobrasil
A instituição foi criada em 1991, por Solange Farkas, fruto do desejo de acolher um acervo crescente de obras e publicações, que vem sendo reunido a partir da primeira edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (ainda Festival Videobrasil, em 1983). Desde sua criação, a associação trabalha sistematicamente no sentido de ativar essa coleção, que reúne obras do chamado Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio –, especialmente clássicos da videoarte, produções próprias e uma vasta coleção de publicações sobre arte.