
Embora muitas nações ocidentais se refiram ao feriado do Ano Novo Lunar como Ano Novo Chinês, ele é celebrado não apenas nas comunidades chinesas espalhadas pelo mundo, mas em outras nações asiáticas como Vietnã e Coreia do Sul. Este ano, a ocasião começa no dia 12 e termina em 26 de fevereiro.
É de costume nos países que festejam o Ano Novo Lunar oferecer de três a sete dias de feriado, embora as celebrações não sejam concluídas até o 15º dia do primeiro mês lunar, também conhecido como Festival das Lanternas. Antes disso, o terceiro dia, chamado de Chi Kou, é uma data destinada à visitação de templos; em tempos não pandêmicos, amigos e família se reúnem durante as festividades, exceto no Chi Kou, pois acredita-se que as discussões são mais prováveis de acontecer neste dia.

Talvez você tenha ouvido falar sobre o calendário zodíaco chinês e a atribuição de um animal deste zodíaco para cada ano, mas, na verdade, é um pouco mais complexo do que isso: um ano não é classificado apenas por seu animal do zodíaco, há também um ciclo sexagenário composto por uma combinação de um dos 10 ramos celestiais e um dos 12 ramos terrestres. De acordo com o ciclo, por exemplo, 12 de fevereiro de 2021 marca o início do ano xin chou, em que “Xin” representa a haste celestial para o metal, enquanto “chou” é o símbolo do ramo terreno para o boi, tornando-o o Ano do Boi de Metal.
“O boi, na cultura chinesa, é um signo trabalhador do zodíaco. Geralmente significa movimentos, então, esperançosamente, o mundo ficará menos estático do que no ano passado e voltará a se mover na segunda metade do ano.”, explica a mestre de feng shui Thierry Chow à CNN.

Em Arts of the New Moon: Lunar New Year with arts and crafts from East Asia, na plataforma Arts & Culture do Google, é possível conferir algumas mostras temáticas com o Ano Novo Lunar. Do significado dos envelopes vermelhos da sorte até a arte dos recortes de papel do condado de Wei; dos fantoches de Zhangzhou até as pinturas tradicionais em madeira e a representação do zodíaco chinês na arte. Para acessar as mostras da plataforma clique aqui.