Andrey Zignnatto,
Andrey Zignnatto, "Sobre a pele #11". Galeria Janaina Torres

Com o isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus, museus, instituições culturais e os agentes do mercado tiveram que repensar seu modo organizacional às pressas, mesmo que as alternativas encontradas agora sejam temporárias. Tendo em vista esse cenário – e também considerando o cancelamento da SP-Arte, principal feira do país -, um grupo de galeristas e artistas se reuniu para criar a p.art.ilha.

A iniciativa é online, indo de encontro a outro projeto dos últimos tempos, o Quarentine. Sua primeira ação ocorre no dia 1˚ de maio, quando as galerias lançarão simultaneamente em seus sites e redes sociais uma criteriosa seleção de obras à venda.

Cada compra feita durante o mês de maio implica no recebimento de um crédito pelo colecionador para compras futuras na mesma galeria; assim a p.art.ilha enxerga também mais à frente da crise atual, fermentando estímulos que podem provocar crescimento. A iniciativa não perde de vista, de qualquer modo, questões mais urgentes, como manter ativos os profissionais que atuam na cadeia criativa do setor artístico (artistas, galeristas, produtores, curadores, pesquisadores, fotógrafos, montadores e técnicos).

Em comunicado à imprensa, o grupo afirma ser “aberto a todas as galerias que se identifiquem com o nosso objetivo” e que deseja “arejar o mercado e recepcionar negócios inovadores, startups e projetos artísticos que não tem vez no nosso mercado atual”.

Participam da p.art.ilha: Aura (SP), B_arco (SP), c.galeria (RJ), Carcara Photo (SP), Casanova (SP), Desapê (SP), Eduardo Fernandes (SP), Janaina Torres (SP), Karla Osório (DF), Mamute (RS), Mapa (SP), Lume (SP), Oma (SBC/SP), Periscópio (BH), Sé (SP), Soma (PR) e Ybakatu (PR).

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome