Chegando a sua 12ª edição, a feira SP-Arte Foto, que acontece no Shopping JK Iguatemi desde 2007, vem ainda mais forte. Isso porque mais sete galerias se juntam ao corpo de expositores. São elas Emmathomas, Fortes D’Aloia & Gabriel, Gabriel Wickbold, Mapa, OMA Galeria, Silvia Cintra + Box4 e VilaNova. Além disso, a volta da galeria Nara Roesler ao conjunto também é um ponto forte. O evento acontece entre os dias 22 e 26 de agosto, tendo também o ciclo de palestras Talks.
Uma novidade da feira é a realização de homenagem a um artista. O eleito para o tributo deste ano é o paulistano German Lorca, que completou 96 anos em 2018. Lorca apresenta trabalhos inéditos, feitos para a revista do evento. O fotógrafo ganhará, em breve, retrospectiva no Itaú Cultural.
Apontada como destaque pela organização está a exibição do artista Luiz Roque, pela estreante Fortes D’Aloia e Gabriel. Alexandre Gabriel, um dos diretores da galeria, afirma que a seleção de artistas, que conta também com Ivens Machado e Erika Verzutti, dentre outros, foi pensada de forma que a galeria estreie mostrando um trabalho de muita qualidade.
Completando um ano com a gestão de Marcos Amaro, a galeria Emmathomas decidiu que não poderia ficar de fora desta edição. De acordo com o diretor artístico, Ricardo Resende, a galeria tem buscado cada vez mais se firmar no mercado da fotografia. Dentre os artistas que serão apresentados na feira estão Armando Prado, Fabiano Rodrigues e o Atelier do Centro, coletivo recentemente integrado ao painel de artistas da Emmathomas.
A veterana Dan Galeria aposta na seleção de dois artistas nacionais e dois internacionais: Christian Cravo, Cristiano Mascaro, José Manuel Ballester (Espanha) e Yuri Dojc (Eslováquia). Flavio Cohn, diretor do Departamento de Arte Contemporânea da galeria, confirma que o estande terá uma rotatividade das obras dos artistas.
A galeria Lume, com intensa atividade no ramo fotográfico, leva três artistas presentes em exposições atuais: Ana Vitória Mussi, que está em Mulheres Radicais, na Pinacoteca de SP; Alberto Ferreira, em exposição na galeria até 29 de agosto; e Denise Millan, na galeria a partir de 4 de setembro. Estarão presentes também obras de Martin Parr, Julio Bittencourt e Claudio Edinger. De acordo com Paulo Kassab Jr, a galeria começou com a fotografia e preza muito por ela ainda hoje, estando em constante pesquisa tanto com o que foi produzido no passado quanto com o que é produzido no contemporâneo.
Na programação paralela às exibições na feira, acontecem os Talks. Os destaques ficam por conta dos painéis do dia 23, com o curador e historiador da arte colombiano Rodrigo Orrantia e o fotojornalista Evandro Teixeira falando sobre registros históricos de Maio de 68 no Brasil e no mundo; e do dia 24, entre o curador de fotografia do Museu de Belas Artes de Houston, Malcolm Daniel, e a fotógrafa brasileira Fabiana Bruno, discorrendo sobre a manipulação de imagens e a pós-fotografia. Além disso, o fotógrafo Bob Wolfenson, em exposição no Espaço Cultural Porto Seguro, participa de bate-papo com o público no dia 25.