Celebrando 15 anos de existência e consolidada como uma das principais feiras de arte da América Latina, a ARTBO (Feira Internacional de Arte de Bogotá) acontece este ano entre os dias 19 e 22 de setembro na capita colombiana. O evento capitaneia um mês em que a cidade abriga dezenas de feiras, exposições e eventos de arte, atraindo colecionadores, curadores, galeristas e artistas do mundo todo.
Criada em 2005 como parte de um projeto da Câmara do Comércio para posicionar Bogotá no mapa das artes latino-americano e fortalecer a cena nacional, a ARTBO, consolidou-se como o mais importante evento de arte contemporânea da Colômbia.
Em sua 15ª edição, a ARTBO recebe 67 galerias de 17 países, que terão seus estandes espalhados por um espaço de 13.000 m2. Entre os expositores estão as brasileiras Central, Eduardo Fernandes, Luisa Strina, Portas Vilaseca, VERMELHO e Zipper. Há ainda uma grande quantidade de galerias latino-americanas, além de casas de Espanha, Alemanha, EUA, França e Turquia.
Além do setor principal, a ARTBO apresenta várias outras seções, incluindo uma voltada à jovens artistas; outra aos debates e seminários; um espaço para livros de artista; uma área para uma exposição histórica; e uma seção interativa para crianças e jovens.
No setor SITIO, por exemplo, dedicado a instalações em formatos não tradicionais, a obra de Nicolás Robbio, argentino radicado no Brasil (representado pela VERMELHO), é um dos destaques. “Eclipse de um Sonho”, construída em tijolo, concreto e tinta branca, possibilita diversas interpretações, que variam de acordo com o ponto de onde se enxerga a obra. Colocando em diálogo artes visuais e arquitetura, a instalação estará situada na entrada da feira.