Um dos mais destacados eventos de arte contemporânea do mundo árabe, a Bienal de Sharjah realiza sua 14ª edição entre os dias 7 de março e 10 de junho nos Emirados Árabes Unidos. A mostra reúne trabalhos de mais de 80 artistas, a maior parte com obras inéditas, e está dividida em três partes, com curadorias de Zoe Butt, Omar Kholeif e Claire Tancons.
Intitulada Leaving the Echo Chamber (deixando a câmara de eco), a bienal pretende, segundo os curadores, “explorar as possibilidades e propósitos de produzir arte quando as notícias são alimentadas por fontes monopolizadas, a história é cada vez mais ficcionalizada, as ideias de “sociedade” são invariavelmente deslocadas e quando fronteiras e crenças são ditadas por sistemas culturais, sociais e políticos”.
Para além das três exposições, a bienal expõe instalações e obras em locais públicos e organiza sessões de performances, cinema e música, com o intuito de criar uma série de provocações sobre “como alguém poderia renegociar a forma e a função da ‘câmara de eco’ da vida contemporânea”. O evento acontece em diferentes espaços da cidade de Sharjah, incluindo sítios históricos. Saiba mais no site da instituição.