A Zipper Galeria apresenta simultaneamente, a partir deste sábado, dia 11 de maio, as mostras dos artistas Fábio Baroli e Monica Piloni, na primeira vez em que ambos expõem individualmente na casa paulistana.
Intitulada SELVA-MATA, a exposição de Baroli – nascido em Uberaba e sediado em São Paulo – reúne uma série de pinturas que têm como ponto de partida as paisagens características da Mata Atlântica. A partir delas, o artista propõe uma reflexão sobre a ação do homem no meio ambiente, como ele explica no texto de apresentação: “O intuito é estabelecer a intercomunicação, por meio da arte, entre as complexas e sensíveis relações do ser humano e suas ocupações, em seu amplo sentido de posse, ofício e lugar”.
A curitibana Monica Piloni, por sua vez, apresenta a mostra Ciclo, com uma série de esculturas que distorcem o corpo humano com desmembramentos, omissões ou multiplicação de elementos, “gerando formas não naturais, frequentemente incômodas”, segundo o texto de apresentação.
A partir de moldes produzidos em seu próprio corpo, a artista modifica a anatomia original, chegando a figuras que muitas vezes deixam de ser identificados como corpos e se tornam objetos misteriosos. “O dado do irreconhecível é algo que me move. Investigo se há um prazer por trás do medo. Meu trabalho depende da reação do público. Eu preciso desta resposta, deste espelho”, diz ela.
Ciclo (Monica Piloni) e SELVA-MATA (Fábio Baroli)
Zipper Galeria – R. Estados Unidos 1494, Jardim América, São Paulo
De 11 de maio a 8 de junho