Entre gravuras, acrílicos sobre tela e papel, esculturas e talhas em madeira, Luz própria, individual de José Barbosa na Arte 57, reúne 34 obras do artista pernambucano em São Paulo. Dentre as selecionadas, estão 28 até então desconhecidas do público. Para o galerista Renato Magalhães Gouvea, a exposição “mostra a capacidade do artista em unir diferentes referências, gêneros e temas, não se prendendo a uma única técnica em suas obras”.
José Barbosa da Silva, hoje com 74 anos, nasceu em Olinda, Pernambuco. Filho de marceneiro e restaurador, começou a entalhar arcas para antiquário na marcenaria de seu pai. Em 1963, com o incentivo do pintor Adão Pinheiro, iniciou carreira artística. Nessa mesma época, passou a integrar e organizar o Movimento de Arte Ribeira, que contou com a participação de João Câmara, Vicente do Rego Monteiro e Guita Charifker. Dois anos depois, organizou o 1º Salão de Arte Popular em Natal, junto a Janete Costa. Em 1972, partiu para a Europa, onde viveu entre Alemanha e França até 1978. “Esta exposição reafirma o fato de Barbosa, ser mais reconhecido fora do Brasil, após realizar cerca de 20 exposições internacionais, no período em que morou fora, entre 1972 e 1998”, afirma Gouvea.
“Vendo os trabalhos de José Barbosa, em suas variadas e múltiplas técnicas de elaboração, duas coisas logo sobressaem: quer trabalho em pintura, desenho, gravura, quer talha ou escultura, a unidade temática é flagrante, a ‘atmosfera’ magicamente carregada é quase uma constante, o que leva a observar que sua obra é de uma integridade total, ou seja, José Barbosa é sempre fiel a sua subjetividade interior, fruto também do mundo objetivo que o marcou vivencialmente – a representatividade desse mundo está ligada teluricamente à paisagem real e mitológica da sua sempre presente Olinda”. O trecho, escrito por Montez Magno em 1981, reaparece no catálogo da mostra atual, evidenciando o eixo que conecta a multiplicidade do artista olindense.
A abertura de Luz própria acontece neste sábado (24), entre 11h e 18h. Na ocasião, a galeria participa do Arte-Circuito Jardim Europa, iniciativa que traz uma programação de visita a seis importantes galerias do bairro (Arte 57, DAN Galeria Contemporânea, Luciana Brito Galeria, Galeria Lume, Galeria Marilia Razuk e Galeria Nara Roesler), disponibilizando ao público serviço gratuito de vans por todo o circuito, ininterruptamente, além de mapas para orientar e facilitar o deslocamento.
SERVIÇO
Luz própria – Individual de José Barbosa
Arte 57: Av. 9 de Julho, 5144 – São Paulo (SP)
Em cartaz de 24 de setembro a 21 de outubro
Visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h
Entrada gratuita