A galeria Kogan Amaro inaugura, com exposição do artista Nuno Ramos, sua filial na cidade de Zurique, na Suíça. A casa paulistana, localizada na região dos Jardins, abre seu espaço no continente europeu dentro do centro cultural Löwenbräu-Kunst, onde dividirá o local com outras galerias e instituições de arte.
Com abertura nesta sexta, 24 de maio, a mostra Sol a Pino reúne duas séries de desenhos e duas pinturas de Nuno Ramos, nas quais o artista “descreve seu desejo de solarização, uma tentativa de alegria em tempos soturnos”, segundo texto de apresentação da mostra.
Se as pinturas materializam cores fortes sobre madeira – com o uso de tinta, óleo, parafina, vaselina e pó -, os desenhos, mais obscuros, dialogam com os mitos gregos de Antígona e Cassandra, gerando contrastes e fricções já comuns no trabalho do artista.
A escolha de Nuno para a estreia da Kogan Amaro na Suíça, segundo os galeristas, foi tomada pelo desejo de oferecer um trabalho plural e abrangente à cena internacional, com um artista já consagrado no cenário nacional.