O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) e o Museu de Imagens do Inconsciente (MII), sediados respectivamente em Engenho de Dentro e em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, iniciaram neste mês de outubro campanhas para arrecadar fundos para manutenção e expansão. As instituições recorreram à modalidade de matchfunding de financiamento coletivo, em parceira com o Programa Matchfunding BNDES+.
A cada um real doado nas páginas criadas na plataforma Benfeitoria, o BNDES triplica o valor, doando mais dois reais aos museus. As campanhas são chamadas de “tudo ou nada”, já que é necessário que sejam atingidas as metas totais para que o valor seja revertido às instituições. Caso não aconteça, o dinheiro volta para os doadores. Ambos os projetos oferecem recompensas para seus colaboradores, designadas de acordo com o valor doado por cada um.
O mBrac lançou seu matchfunding na sexta-feira, 25 de outubro, e tem 37 dias para chegar ao valor de 150 mil reais, encerrando em 4 de dezembro. A quantia será usada para a restauração do Grande Veleiro e para a higienização das outras obras do artista Arthur Bispo do Rosario (clique aqui para saber mais e doar ao mBrac).
Por sua vez, o MII iniciou sua campanha em 7 de outubro e já arrecadou 79% da meta de 244,5 mil reais. O dinheiro será utilizada para que o museu expanda a sua atuação e proteja o seu acervo (clique aqui para saber mais e doar ao MII).
O Matchfunding BNDES+ é um programa que auxilia no aporte a projetos culturais por meio de financiamentos coletivos que se unem ao aporte direto do BNDES, transformando-se em um “financiamento combinado”. Clique aqui e veja todos os projetos selecionados pelo edital de 2019 que já estão com sua campanha no ar.