Page 78 - ARTE!Brasileiros #38
P. 78

COLECIONISMO MUSEU DA FOTOGRAFIA



















































             O COLECIONADOR SILVIO FROTA E A JORNALISTA SIMONETTA PERSICHETTI NO MUSEU


             EM 2009, o colecionador de arte Silvio Frota adquiriu o   única foto de um autor, preferindo sempre as séries
             conhecido retrato da menina afegã Sharbat Gula, foto-  ou os portfólios. “Para mim, esta é a única maneira de
             grafada por Steve McCurry e publicada pela National   conhecermos a visão do fotógrafo.”
             Geographic em 1985. Frota refletiu sobre a razão de ter   Foi assim que profissionais brasileiros e estrangeiros,
             se sentido impactado por aquela foto e decidiu estudar a   como Jean Manzon (1915-1990), José Medeiros (1921-
             história da fotografia, participar de leilões, visitar mostras  1990), Chico Albuquerque (1917-2000), Martin Chambi
             e se aproximar de fotógrafos.                     (1891-1973), Irmãos Vargas (Carlos e Miguel, nascidos
             Foi um pulo para começar a constituir uma coleção própria  no século XIX) e Dorothea Lange (1895-1965), foram se
             dedicada ao gênero, a mesma que agora a Fundação Paula  encontrando na coleção, ao lado de outros nomes da
             e Silvio Frota traz a público em Fortaleza, com a inauguração   fotografia de moda, do retrato, da vida social. Também
             do Museu da Fotografia, no bairro de Aldeota, em edifício   estão presentes Thomaz Farkas (1924-2011), Evandro
             reformado pelo arquiteto Marcus Novais.           Teixeira (1935), Claudio Edinger (1952), Maureen Bissiliat
             São quatro andares para o conjunto de dois mil trabalhos   (1931), Miguel Rio Branco (1946), Mario Cravo Neto (1947-
             reunidos a partir de um norte subjetivo e pessoal. “Só   2009), Gabriel Chaim (1982), Victor Dragonetti (1990) e
             tenho o que gosto. Minha paixão se tornou a fotografia e   André Liohn (1974).
             não a foto em si.” O olhar de Frota tem como preferência  Entre as imagens, encontramos, por exemplo, as fotos
             obras e conjuntos que sintetizam episódios emblemáti-  de Mario Cravo Neto, que entrevistei nos anos 1990. Na
             cos da história do Brasil. Raras vezes ele escolhe uma   ocasião, ele definiu a fotografia como “uma cicatriz no


            78




         POR_MuseuFotografia 3.indd   78                                                                         3/6/17   10:54 AM
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83