Page 96 - ARTE!Brasileiros #37
P. 96
COLECIONISMO ANDREA E JOSÉ OLYMPIO PEREIRA
PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU (1980-81), CARMELA GROSS
entre outros. Ainda nessa sala, num espaço contí- histórico de artistas, criadores de expressões e
guo, o trabalho de Anna Maria Maiolino se impunha de propostas que ainda provocam a contempo-
com inquietante vitalidade. raneidade, principalmente aqueles de tendências
Na segunda sala, os curadores agruparam predomi- construtivas e experimentais, como Ivan Serpa
nantemente as expressões de pintura na contempo- (1923-1976), Lygia Clark (1920-1988), Lygia Pape
raneidade, com artistas que se firmaram entre os (1927-2004), Willys de Castro (1926-1988), Hélio
anos 1980 e 1990, como Beatriz Milhazes, Adriana Oiticica (1937-1980) e Mira Schendel (1919-1988).
Varejão, Paulo Monteiro e Paulo Pasta, mas também Nesse núcleo havia um expressivo conjunto de
com pintores da nova geração, como Tatiana Blass pinturas de Alfredo Volpi (1896-1988).
e Rafael Carneiro. O conjunto exposto afirma que a Storr e Miyada reuniram no térreo um conjunto
pintura segue vigorosa na arte brasileira. de grande lirismo. Agruparam numa pequena
Na terceira sala, havia a presença da fotografia sala artistas de diversas gerações e de diferentes
com nomes pioneiros, como Marcel Gautherot, linguagens. A bela obra de Carmela Gross, Projeto
(1910-1996) ou renovadores, como Geraldo de Para a Construção de Um Céu, produzida em 1980,
Barros (1923-1998), e os contemporâneos, como convive com trabalhos recentes de André Komatsu,
Claudia Andujar, Luiz Braga e Sebastião Sal- Daniel Steegman e Rivane Neuenschwander, com
gado. Mas as expressões plásticas que se valem suas Cartas Famintas devoradas pela voracidade
da fotografia dominavam o espaço expositivo. das lesmas.
Entre elas, obras de Miguel Rio Branco, Albano A exposição Os Muitos e o Um mostrou a diversi-
Afonso, Rosângela Rennó e Lia Chaia. O conjunto dade e a qualidade da expressão plástica da arte
evidencia que, ao se utilizar do suporte fotográ- brasileira contemporânea. Mostrou também o olhar
fico, o artista plástico rompeu com as fronteiras arguto do casal Andrea e José Olympio Pereira,
entre essas duas expressões e abriu novas pos- que durante anos reuniu o que há de melhor na
sibilidades para a fotografia propriamente dita. expressão artística dos nossos dias. Nenhum museu FOTO RÔMULO FIALDINI
No espaço térreo os curadores situaram o núcleo ou instituição pública possui algo comparável.
96
Book_37.indb 96 11/21/16 8:28 PM