Page 96 - ARTE!Brasileiros #37
P. 96

COLECIONISMO ANDREA E JOSÉ OLYMPIO PEREIRA









































             PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU  (1980-81), CARMELA GROSS

             entre outros. Ainda nessa sala, num espaço contí-  histórico de artistas, criadores de expressões e
             guo, o trabalho de Anna Maria Maiolino se impunha   de propostas que ainda provocam a contempo-
             com inquietante vitalidade.                 raneidade, principalmente aqueles de tendências
             Na segunda sala, os curadores agruparam predomi-  construtivas e experimentais, como Ivan Serpa
             nantemente as expressões de pintura na contempo-  (1923-1976), Lygia Clark (1920-1988), Lygia Pape
             raneidade, com artistas que se firmaram entre os   (1927-2004), Willys de Castro (1926-1988), Hélio
             anos 1980 e 1990, como Beatriz Milhazes, Adriana   Oiticica (1937-1980) e Mira Schendel (1919-1988).
             Varejão, Paulo Monteiro e Paulo Pasta, mas também   Nesse núcleo havia um expressivo conjunto de
             com pintores da nova geração, como Tatiana Blass   pinturas de Alfredo Volpi (1896-1988).
             e Rafael Carneiro. O conjunto exposto afirma que a   Storr e Miyada reuniram no térreo um conjunto
             pintura segue vigorosa na arte brasileira.  de grande lirismo. Agruparam numa pequena
             Na terceira sala, havia a presença da fotografia   sala artistas de diversas gerações e de diferentes
             com nomes pioneiros, como Marcel Gautherot,   linguagens. A bela obra de Carmela Gross, Projeto
             (1910-1996) ou renovadores, como Geraldo de   Para a Construção de Um Céu, produzida em 1980,
             Barros (1923-1998), e os contemporâneos, como   convive com trabalhos recentes de André Komatsu,
             Claudia  Andujar,  Luiz  Braga  e  Sebastião  Sal-  Daniel Steegman e Rivane Neuenschwander, com
             gado. Mas as expressões plásticas que se valem   suas Cartas Famintas devoradas pela voracidade
             da fotografia dominavam o espaço expositivo.   das lesmas.
             Entre elas, obras de Miguel Rio Branco, Albano   A exposição Os Muitos e o Um mostrou a diversi-
             Afonso, Rosângela Rennó e Lia Chaia. O conjunto   dade e a qualidade da expressão plástica da arte
             evidencia que, ao se utilizar do suporte fotográ-  brasileira contemporânea. Mostrou também o olhar
             fico, o artista plástico rompeu com as fronteiras   arguto do casal Andrea e José Olympio Pereira,
             entre essas duas expressões e abriu novas pos-  que durante anos reuniu o que há de melhor na
             sibilidades para a fotografia propriamente dita.   expressão artística dos nossos dias. Nenhum museu   FOTO RÔMULO FIALDINI
             No espaço térreo os curadores situaram o núcleo   ou instituição pública possui algo comparável.


            96




         Book_37.indb   96                                                                                      11/21/16   8:28 PM
   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101