Page 99 - ARTE!Brasileiros #37
P. 99
LADY ON A BUS, N.Y.C. (1957); STRIPPER WITH BARE BREASTS SITTING IN HER DRESSING ROOM,
ATLANTIC CITY, N.J. (1961); JACK DRACULA AT A BAR, NEW LONDON, CONN. (1961)
fotógrafa. É impressionante a força imagética e de psiquiátricos. Sem dúvida, porém, o mais marcante
comunicação de suas imagens. Fotógrafa huma- são os retratos. Em suas imagens, Diane Arbus
nista, fez das ruas da cidade de Nova York seu não procurava o belo clássico, mas queria retratar
estúdio. Seus personagens nos miram de frente, a angústia, o desespero, a descrença. Ao mesmo
colocados acuradamente em pose pela fotógrafa. tempo, oferecia a esses “renegados” o poder e a
Mas o que realmente nos interessa são os fatos, as importância da pessoa fotografada. Por meio das
histórias que ela quer nos contar por meio de seus suas fotografias procurava entender as diferenças
retratos. Ela registrava o que as pessoas em geral e a tensão que existem entre o que a sociedade
consideravam não fotografável. Queria mostrar que espera do indivíduo e o que ele quer ser.
existia um outro mundo. E não precisava ir longe: Inaugurada em julho deste ano e em cartaz até o
achava seus personagens ao lado de sua casa, nas final de novembro, a exposição Diane Arbus: in The
FOTOS DIANE ARBUS boates de Nova York, nos abrigos para pessoas Beginning, no Metropolitan de Nova York, apresenta
mais de cem fotografias – publicadas em catálogo
abandonadas à sua própria sorte, nos parques de
–, algumas delas inéditas, focando os primeiros
diversões, entre as pessoas internadas nos hospitais
99
Book_37.indb 99 11/21/16 8:29 PM