Page 100 - ARTE!Brasileiros #37
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FOTOGRAFIA DIANE ARBUS
KID IN A HOODED JACKET AIMING A GUN, N.Y.C. (1957); FEMALE IMPERSONATOR HOLDING LONG GLOVES, HEMPSTEAD, L.I. (1959)
sete anos da carreira da fotógrafa, de 1956 a 1962, nascemos para ser”, comenta. E isso é lindo. Isso
período no qual desenvolveu sua estética. O curador é o que a sociologia chama de cultura. Pegar um
da mostra e também responsável pelo departa- indivíduo e integrá-lo ou fazer dele um ser social.
mento de fotografia do museu, Jeff Rosenheim, Cabe ao artista expressar esta individualidade, e
esteve no Brasil em agosto último por ocasião da foi isso que ela explorou nas suas fotografias. E
SP-Arte/Foto e falou sobre a exposição durante o ela nos ensina a ver como vivemos neste mundo.
TALKS/Foto: Perspectivas, organizado pela revista Se for verdade que todo retrato é um autorretrato,
ARTE!Brasileiros: “Diane Arbus gostava de criar um possivelmente Diane Arbus procurava a si mesma
diálogo, de ‘conversar’ com quem fotografava. Na em seus personagens. Mas isso é apenas suposição.
realidade, seus personagens não eram tão radicais Na verdade, o que fica dessas imagens é o que deve-
assim. Ela queria entender as diferenças e como nos ria ficar de todas: não importa a fotografia em si,
tornamos as pessoas que nós queremos ser. Como mas sim o que ela nos comunica, o que representa.
superamos o que herdamos em termos de gênero, E, sem dúvida, isso ela consegue. Suas imagens nos FOTOS DIANE ARBUS
classe, estilo, e nos tornamos a pessoa que nós não fazem pensar. Provocação pura.
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