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HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES PANAMÁ
RESISTÊNCIA E PERTINÊNCIA
ARTÍSTICA NO PANAMÁ
A INCENDIÁRIA EXPOSIÇÃO QUE, EM 2003, RECONCILIOU GANGUES RIVAIS,
MAS PROVOCOU CONFLITOS ENTRE PODEROSOS E ARTISTAS
POR JUAN JOSÉ SANTOS
ENTRE 20 DE MARÇO E 20 DE ABRIL DE 2003 Artigas foi, juntamente com Brooke Alfaro, Fran-
,
as ruas da Cidade do Panamá foram “saquea- cis Alÿs & Rafael Ortega, Ghada Amer, Gustavo
das”, ao estilo de Henry Morgan, por um grupo Araújo, Artway of Thinking (Stefania Mantovani
de artistas-piratas convocados sob as ordens de & Federica Thiene), Yoan Capote, Cildo Meireles,
Gerardo Mosquera e Adrienne Samos. Juan Andrés Milanés, Jesús Palomino, Humberto
CiudadMULTIPLEcity foi uma mostra de rua, Vélez e Gu Xiong, o responsável pelos feitos. Em
rebelde e contestatória. Problemática para as sua maioria eram novas produções. Previamente,
autoridades públicas, que negaram permissões havia visitado e conhecido tanto o Panamá como
e chegaram a remover obras que haviam sido os dois curadores, que, por sua vez, queriam trans
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autorizadas previamente. Também houve pro- mitir a mensagem: trabalhar sobre a Cidade do
testos do setor privado, com ameaças de retirar Panamá, considerando-a como um ente múltiplo,
obras ilegalmente. diverso e difuso. Todo artista não panamenho foi
A exposição foi incômoda para os poderes pana- acompanhado por um artista local jovem e por
menhos, que mostraram intolerância em relação vários colaboradores.
a um conjunto de obras de arte no espaço urbano. Entre as obras expostas durante aquele mês de
Sem dúvida, o fato de que não eram mostradas em 2003 estavam: os 150 blocos de gelo instalados
um museu ou centro cultural provocou tal reação. por Juan Andrés Milanés para que os meninos e
Mas a intenção dos curadores e artistas era outra: meninas panamenhos brincassem deslizando-se
seguindo os conflitivos antecedentes do país, a por sua superfície; os minutos de silêncio na rua
ideia era incendiar, buscar briga ou, pelo menos, convocados por Francis Alÿs e Rafael Ortega (o
realizar uma sátira em relação à história local, uma segundo minuto de silêncio coincidiu com um
reflexão sobre os espaços comuns da cidade e uma bombardeio em Bagdá, fato que incidiu sobre o
possibilidade de exercitar o pensamento coletivo. significado do happening); e a complexa iniciativa
“Ainda que o fogo nunca tenha penetrado no de Brooke Alfaro, que trabalhou durante mais de
recinto, o abandono burocrático, a endêmica falta um ano com os membros de duas gangues rivais
de recursos governamentais e o desinteresse de Barraza, um dos setores mais pobres e perigo-
generalizado por conservar as marcas vivas da sos da cidade, gravando vídeos de seus membros
história deixavam ver um espaço que parecia pro- e projetando sobre edifícios. A obra, intitulada
duto de uma terrível catástrofe.” Estas palavras Nueve, foi seguida por cidadãos que jamais tinham
foram escritas por Alberto Gualde, testemunha se aproximado do bairro e mencionada com paixão
da ação artística de Gustavo Artigas, que simulou, por integrantes das gangues, que se reconciliaram.
com a colaboração dos bombeiros inclusive, um Aqueles que se desuniram por culpa da arte foram
incêndio no Palácio Municipal de Panamá. as autoridades públicas e certos setores privados.
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Book_ARTE_38_POR.indb 68 3/3/17 9:49 PM