Page 70 - ARTE!Brasileiros #38
P. 70
HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES PANAMÁ
BUHONEROS Y PRECARISTAS (2003), JESÚS PALOMINO
Três dos painéis, de caráter crítico em relação Panamá. As autoridades negaram a permissão
ao sistema político, realizados por Ghada Amer, e, além disso, o empresário encarregado da
foram removidos à noite, ilegalmente, apesar de construção do pequeno barco, Chris Rabito,
estarem com todas as autorizações em dia. Cinco fugiu com o dinheiro sem entregar o trabalho,
dos dez painéis idealizados por Gustavo Araújo configurando outro novo pirata no Panamá.
(aqueles nos quais aparecia escrito o modismo A curadora Adrienne Samos se pronunciou pos-
local “A Coisa Está Dura”) foram retirados por teriormente sobre esse evento de arte urbana,
causa das pressões de empresários, que pensa- em relação aos abusos sofridos pelos artistas,
vam que a frase atentava contra seus interesses. afirmando que tais fatos “expuseram o caráter
Jesús Palomino construiu choupanas que foram repressivo de várias esferas de poder nesta
retiradas, já que os donos dos terrenos pensaram sociedade: mais que gerentes do espaço público,
que eram obras de sem-teto. são seus donos e senhores, ou vassalos desses FOTO: MIGUEL LOMBARDO / CORTESÍA DE ARPA
Talvez o caso mais estrambótico tenha sido o donos e senhores. As obras de CiudadMULTI-
de Cildo Meireles. Sua obra Panamini se consti- PLEcity serviram para expor essas realidades
tuiria de um barquinho que ia cruzar o Canal de nada bonitas”.
70
Book_ARTE_38_POR.indb 70 3/3/17 9:49 PM