Page 70 - ARTE!Brasileiros #38
P. 70

HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES PANAMÁ






















































             BUHONEROS Y PRECARISTAS (2003), JESÚS PALOMINO




             Três dos painéis, de caráter crítico em relação   Panamá. As autoridades negaram a permissão
             ao sistema político, realizados por Ghada Amer,   e, além disso, o empresário encarregado da
             foram removidos à noite, ilegalmente, apesar de   construção do pequeno barco, Chris Rabito,
             estarem com todas as autorizações em dia. Cinco   fugiu com o dinheiro sem entregar o trabalho,
             dos dez painéis idealizados por Gustavo Araújo   configurando outro novo pirata no Panamá.
             (aqueles nos quais aparecia escrito o modismo   A curadora Adrienne Samos se pronunciou pos-
             local “A Coisa Está Dura”) foram retirados por   teriormente sobre esse evento de arte urbana,
             causa das pressões de empresários, que pensa-  em relação aos abusos sofridos pelos artistas,
             vam que a frase atentava contra seus interesses.   afirmando que tais fatos “expuseram o caráter
             Jesús Palomino construiu choupanas que foram   repressivo de várias esferas de poder nesta
             retiradas, já que os donos dos terrenos pensaram   sociedade: mais que gerentes do espaço público,
             que eram obras de sem-teto.                 são seus donos e senhores, ou vassalos desses        FOTO: MIGUEL LOMBARDO / CORTESÍA DE ARPA
             Talvez o caso mais estrambótico tenha sido o   donos e senhores. As obras de  CiudadMULTI-
             de Cildo Meireles. Sua obra Panamini se consti-  PLEcity serviram para expor essas realidades
             tuiria de um barquinho que ia cruzar o Canal de  nada bonitas”.


            70




         Book_ARTE_38_POR.indb   70                                                                              3/3/17   9:49 PM
   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75