Page 72 - artebrasileiros-64
P. 72

EXPOSIÇÃO RIO DE JANEIRO
































                                                                                     À esquerda, Oceano de
                                                                                     Thiago Costa. Na pág. ao lado
                                                                                     acima, Estrangeiro I, de Arjan
                                                                                     Martins. Abaixo, Puxada de
                                                                                     rede de Nádia Taquary












            nos amplos salões em estilo rococó hollywoodiano,  que, como é de seu costume, parte de memórias fami-
            que parecem cenário de um musical de Fred Astaire e   liares para tratar de questões sobre identidade e a
            Ginger Rogers, 12 artistas negros e negras abordam o   condição afro-atlântica.
            trauma da escravidão no período das navegações, na   A sala tem na área central uma abóboda de 18 metros
            mostra Um oceano para lavar as mãos, com curadoria   acima do piso, feita para reverberar o som das fichas
            de Marcelo Campos e Filipe Graciano.            e do gelo nos copos da então elite carioca. Agora tor-
               A exposição inaugura o Centro Cultural Sesc Qui- nou-se um espaço de reflexão sobe questões sociais
            tandinha, em Petrópolis (RJ), com uma área expositiva   que muitos dos que lá pisaram devem ter tido respon-
            de cerca de 3 mil metros quadrados, que funciona no   sabilidade direta sobre o racismo estrutural que segue
            andar térreo da edificação com o exterior em estilo   no país. Ou mais precisamente, como aponta Campos,
            normando-francês.                              “o modo como os artistas negros lidam com o período
               Construído em 1944 para ser o maior hotel casino da   das navegações”.
            América do Sul, o Palácio Quitandinha durou pouco em   Ainda segundo o curador, a exposição também
            sua principal função, já que o presidente Dutra, em 1946,  busca também “repensar Petrópolis”, conhecida por
            proibiu os jogos no país, dificultando a vida do próprio   ser a cidade imperial, já que durante o verão era lá
            hotel, que em 1962 fechou suas portas. Transformado   que vivia D. Pedro 2º, tornando-se assim a capital
            em condomínio de luxo, as áreas sociais atualmente   do país. Ao mesmo tempo, a região abrigou vários
            são administradas pelo Sesc.                    quilombos, entre eles Tapera, no Vale das Videiras,
               Para a mostra, o maior espaço do Quitandinha, onde   comunidade quilombola reconhecida pela Fundação
            funcionava o salão de jogos do casino, é ocupado por  Palmares, em 2011. Ao menos outros três quilombos
            uma imensa instalação com seis telas de Aline Motta,  são conhecidos na área.

            72
   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77