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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO























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                                                                                 E RENATO FIRMINO

             A instalação Stand Center, de Marcelo Cidade, também   vídeo S, do gaúcho Luiz Roque. Filmada na linha verde do
             representa a Paulista a partir de uma perspectiva pouco   metrô, a ficção científica retrata três homens que vivem
             usual. O trabalho reproduz as estruturas das barraquinhas  no subsolo, isolados do restante da sociedade. Nesse
             do comércio informal da avenida. São várias estruturas   local um tanto sombrio, eles se comunicam apenas a
             colocadas uma dentro da outra. No centro, em destaque,   partir da linguagem corporal.
             há um ovo localizado numa base giratória.         Inicialmente, Roque queria fazer uma produção sobre a
             A obra é uma referência às inúmeras vitrines localizadas  prostituição no Parque Trianon. Porém, acabou optando
             na Paulista e ao desejo insaciável gerado pelo consumo.   por filmar uma distopia num local marginalizado. “O
             A escolha do ovo como objeto é um recurso irônico: “Por  filme é um comentário sobre essas hierarquias, quem
             ser um objeto do cotidiano, o ovo desconstrói essa ideia   está acima ou abaixo na sociedade. Essa ideia também
             de valor do que está na vitrine”.                 está na própria localização do trabalho, que fica no sub -
             Cidade também faz uma crítica às instituições culturais   terrâneo do museu. O vídeo tem um pouco de tensão
             que expõem obras como produtos de consumo. “Quando  sexual, falando sobre desejo e violência, algo com que a
             um trabalho é colocado na estrutura do cubo branco,   comunidade LGBT convive muito de perto.”
             ele é fetichizado, tornando-se inacessível. Sem dúvida   Roque afirma que o trabalho possui um tom pessimista
             essas estratégias de mercado também são adotadas   e que dialoga com a situação política do País: “A história
             pelo próprio sistema da arte”, afirma.             é cíclica. Quando fazemos uma análise, vemos que há
             A paulistana Graziela Kunsch, por sua vez, apresenta   ondas liberais de direitos humanos seguidas de períodos
             um vídeo que retrata uma das manifestações contrárias   sombrios e conservadores. Infelizmente, estamos vivendo
             ao aumento da tarifa de ônibus, realizada em 2013. A   um momento que não é dos mais esperançosos”.
             obra tem como locação o túnel que conecta a Paulista   Além das obras citadas, a mostra conta com produções
             com a avenida Dr. Arnaldo. Na primeira sequência do   comissionadas de mais nove artistas. Em comum, os
             filme, diversos carros fazem um retorno irregular dentro   diversos olhares revelam as contradições em torno
             do túnel. A razão dessa ação é explicada em seguida,   da avenida, como enfatiza o curador: “É evidente que
             quando o vídeo mostra uma manifestação que vem de   aqui é um local de disputa e que existe um movimento
             encontro ao congestionamento.                     para que a cidade seja ocupada não só pelas classes
             Para Toledo, a obra tem um grande impacto por mos-  dominantes, mas por outras parcelas da população. A
             trar os veículos quase acuados pela manifestação. “É   exposição trata desse fenômeno”.
             muito bonito porque um local que costuma ser total-
             mente ocupado por carros é invadido pela população. O   Avenida Paulista
             impacto disso é ainda maior numa cidade como a nossa,   Até 28 de maio
             que prioriza o transporte individual em detrimento do   Masp
             coletivo”, afirma.                                 Avenida Paulista, 1.578, São Paulo, SP
                                                               11 3149-5959
             O transporte público também é uma referência central no


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