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COLECIONISMO PAULA E SILVIO FROTA
A CIDADE EM FOCO
SOB O OLHAR DO CURADOR IVO MESQUITA, OBRAS RETRATAM
A RELAÇÃO DO HOMEM COM OS CENTROS URBANOS
POR SIMONETTA PERSICHETTI
O MUNDO SE TORNOU MAIS CURTO nas distâncias instalava, teve os centros urbanos como um de seus
e mais vasto em suas representatividades depois da atores preferidos. Não se trata de fotos de arquitetura
invenção da fotografia, mídia em torno da qual foram e urbanismo exatamente, mas do retrato do homem no
criadas novas ideias sobre a cultura, sobre a convivência habitat que ele mesmo construiu. No texto que apre-
nas cidades e a maneira de compreendermos o que está senta a exposição, Mesquita explica: “Um imaginário
ao nosso redor. É nesta conceituação que se situa Um de cidades articula diversos grupos de fotografias que
Imaginário de Cidades, mostra que, com curadoria de Ivo representam ou evocam a cidade, sua topografia, a vida
Mesquita, inaugura o Museu da Fotografia em Fortaleza. no espaço urbano, lugares e personagens, arquitetura
Também foi Mesquita quem deu o tom curatorial para a e história. Dispostas como um recorrido cinemático das
coleção Paula e Silvio Frota, nos três andares do museu imagens, sem uma cronologia ou hierarquia, elas apre-
(o quarto está reservado para o auditório). Durante um sentam flagrantes e fragmentos de ensaios como um
ano, ele observou e estudou a coleção de Silvio Frota: imaginário específico legado pela fotografia: a câmera
“Ela é muito ampla, tem várias vertentes da fotografia, do fotográfica, um dispositivo tecnológico, registra a pai-
jornalismo, da moda, do retrato e da guerra”, comenta. sagem urbana, apreende fragmentos do tempo, produz
O formato do museu foi concluído em setembro do visibilidade e memória”.
ano passado. Apenas 10% da coleção está exposta, ou Depois, o texto prossegue: “Por outro (lado), pode ser
seja, são 200 fotografias ocupando o espaço. O andar visto todo um núcleo composto por uma fotografia de
térreo, que será dedicado a exposições temporárias, caráter abstrato, baseada na experimentação formal e
tem foco em questões urbanas: “Pensei em mostrar a técnica do meio e, a partir dos anos 1930, fortemente
diversidade de olhares brasileiros e estrangeiros sobre marcada pela experiência da arquitetura modernista e
a cidade”. Como lembra o curador, a invenção da foto- suas bases racionalistas, assim como pelas transfor-
grafia em 1839, acompanhando a modernidade que se mações que essa cidade moderna provocou na nossa
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Book_ARTE_38_POR.indb 84 3/3/17 9:51 PM