Page 109 - ARTE!Brasileiros #37
P. 109
VISTAS DA INSTALAÇÃO ELETRO ESFERO ESPAÇO (1986-2015), GUTO LACAZ
na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José quem ele tinha aulas na companhia de Carlos Fajardo
dos Campos, em 1974, e conseguiu se graduar na única e Luiz Paulo Baravelli, entre outros.
turma que a instituição experimental formou, por conta A performance teve início em 1982, quando Ivaldo Gra -
da dificuldade em sobreviver durante a ditadura. Traba- nato convidou Lacaz junto a outros 59 artistas para, no
lhou com arquitetura até 1978, quando foi demitido em Centro Cultural São Paulo, cada um realizar uma ação de
meio a uma das crises que o País atravessou. um minuto. “Usei um toca-discos, meu primeiro aparelho
Guto Lacaz não tinha formação em arte, mas criava doméstico. Para mim foi incrível estar no palco, com
pequenas traquitanas. Um dia ele mostrou à sua prima frio na barriga e adrenalina bombando.” Desde então,
Raquel Arnaud, que lhe explicou: “Você está fazendo não parou mais. A mais recente ação, denominada
objetos”, recorda. Foi então que decidiu enviar 14 deles Ludo-voo, é uma performance composta por 20 cenas
para a Primeira Mostra do Móvel e do Objeto Inusitado, com objetos voadores, uma das obsessões do artista.
organizada em 1978, no Paço das Artes, quando a insti - Na prática, contudo, apesar de já ter exposto em muitas
tuição funcionava no MIS – o que voltou a ocorrer este galerias importantes da cidade – Subdistrito, São Paulo,
ano –, entre eles Crushfixo, uma garrafa do refrigerante Luisa Strina e Marília Razuk – e ter participado de muitas
presa em uma caixa. mostras, além de ter ganho a Bolsa Guggenheim, em 1989,
“Além de ganhar um prêmio, meus trabalhos ilustravam foi com o trabalho gráfico que ele sobreviveu de fato.
a matéria de várias páginas da revista Veja”, conta “Nunca vendi uma exposição inteira, sempre volto para
Lacaz, sobre a época em que a publicação merecia casa com quase tudo. O retorno em artes plásticas é
respeito. muito lento. Imagina, vendi minha primeira instalação
FOTOS ISABELLA MATHEUS “ter ideia de quem ele era” e decidiu que era hora de sem perder o foco no trabalho. “Tenho três exposições
Assim, aos 27 anos, ele foi comparado a Duchamp, sem agora, quase 30 anos depois dela montada”, resigna-se,
prontas aqui no andar de cima de casa, mas vou esperar
estudar arte, mesmo sem “nunca ter pensado em ser
o vento soprar e a hora que chegar, chegou.”
artista”. O começo foi no ateliê de Dudi Maia Rosa, com
109
Book_37.indb 109 11/21/16 8:29 PM