Page 30 - ARTE!Brasileiros #37
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SEMINÁRIO ARTE CONTEMPORÂNEA E REALIDADE










































             DA ESQUERDA PARA A DIREITA, JOCHEN VOLZ, CURADOR DA 32 BIENAL DE SÃO PAULO; ALFREDO JAAR, ARTISTA; PATRICIA ROUSSEAUX, DIRETORA EDITORIAL
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             DA ARTE!Brasileiros; E OS PSICANALISTAS CHRISTIAN DUNKER E TANIA RIVERA. NA PÁG. AO LADO, AGUSTÍN PÉREZ RUBIO, DIRETOR ARTÍSTICO DO MALBA

             COMO A ARTE PODE INTERFERIR NA REA-         Dentro da escola ainda havia lousas, o que inspirou o artista.
             LIDADE? A pergunta que acompanha a história   “Fiquei intrigado com essas lousas e pensei, quantas horas de
             da arte torna-se ainda mais complexa no século   suas vidas será que os estudantes passaram em frente a esses
             XXI, quando os avanços tecnológicos atenuam   objetos, tentando entender e mudar o mundo? Neste momento
             as fronteiras entre o virtual e o real. A questão   eu percebi que esses quadros-negros são preciosos, eles contêm
             permeou as discussões do IV Seminário Internacional   todo o conhecimento que essas crianças acumularam em suas
             ARTE!Brasileiros, realizado no Auditório do Ibira-  curtas vidas.” Os quinze quadros-negros encontrados foram
             puera, no dia 8 de setembro.                depositados dentro do memorial. A cada três minutos, as lou-
             O evento foi aberto pelo artista chileno Alfredo Jaar,   sas se iluminam, sendo projetada a palavra Umashimenkana,
             que apresentou alguns de seus principais trabalhos.   nome de um poema japonês que fala sobre a potência da vida
             Em sua primeira fala, ele abordou o papel da arte:   diante do desastre.
             “Chinua Achebe, um escritor nigeriano que admiro  A imigração também é uma temática frequente na obra do
             muito, diz que a arte é um esforço constante que o   artista, que falou sobre o projeto que exibiu em 1995 na Fin-
             homem empreende para mudar a realidade. Como  lândia, onde reuniu um milhão de passaportes em branco,
             nós modificamos a realidade? Eu não sei. E isso é a  chamando a atenção para a política imigratória excludente
             razão pela qual eu sou um artista”, afirmou.  adotada pelo país. Na Feira Art Basel, realizada neste ano,
             Jaar apresentou o memorial que construiu em   ele também apresentou o projeto The Gift, que convocava o
             homenagem às vítimas do desastre nuclear ocor-  público a realizar uma doação à ONG MOAS (Estação de Ajuda
             rido na cidade de Fukushima, no Japão, em 2011.   aos Migrantes em Rota Marinha), que já resgatou mais de 12
             Ele visitou o local cinco vezes para tentar entender   mil vidas em rotas de migração por mar.
             o que de fato ocorreu. Em uma de suas viagens,   O artista terminou sua fala abordando a ética das imagens. Ele
             encontrou uma antiga escola, onde os estudantes   citou a fotografia do menino refugiado sírio Alan Kurdi, morto
             morreram sem conseguir escapar do acidente.   em uma praia turca, em setembro do ano passado, estampada


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