Page 31 - ARTE!Brasileiros #37
P. 31

na capa da maioria dos jornais do mundo todo. Jaar destacou   OUTRAS PERSPECTIVAS
                     como a foto publicada chegou a alterar parte do debate sobre   A conexão entre a arte e outros campos do
                     os refugiados na Europa.                              saber foi discutida na segunda parte do semi-
                     Curador da 32ª Bienal Internacional de São Paulo, Jochen Volz   nário. Em sua fala, Carolyn Christov-Bakargiev,
                     falou sobre o papel da arte no século XXI. “Nos últimos anos,   curadora responsável pela dOCUMENTA 13,
                     não podemos fugir da sensação de incerteza. Vivemos um   citou a mostra Intention to Know, que realizou
                     tempo marcado por manifestações de xenofobia, uma mudança   na Stony Island Arts Bank, em Chicago. A expo -
                     climática assustadora e instabilidade política, social e econô-  sição era uma homenagem à ativista britânica
                     mica. Diante disso, queríamos criar uma Bienal que fosse de   Annie Besant, que desenvolveu teorias sobre
                                                                           a Teosofia, doutrina que condensa elementos
                                                                           filosóficos, religiosos e científicos. É justamente
                                                                           a união entre esses diversos saberes que a
                                                                           curadora propõe em suas exposições. Citando
                                                                           o filósofo Theodor Adorno, Christov-Bakargiev
                                                                           defendeu que as categorias “podem se tornar
                                                                           muito opressivas, mas aos poucos isso está
                                                                           mudando, com a realização de mostras mais
                                                                           livres, que quebram esses paradigmas”.
                                                                           A reorganização dos museus também foi pon-
                                                                           tuada pelo diretor artístico do MALBA, Agus-
                                                                           tín Pérez Rubio, para quem os museus devem
                                                                           questionar a visão linear do tempo histórico.
                                                                           “Precisamos pensar a partir de outras lógicas,
                                                                           um mesmo momento pode ser marcado por
                                                                           múltiplas temporalidades.” Ele ainda reforçou
                                                                           a importância de as instituições se aterem a
                     fato plural, onde a ideia de exclusão não existisse”, comentou.   novas narrativas provindas de grupos margina-
                     Ele também citou o momento político brasileiro: “Ao assumir a   lizados como os índios, as mulheres, os negros
                     Presidência, Temer falou que acabou a incerteza. Isso é muito   e os homossexuais.
                     pretensioso. Então é muito bom que nós estejamos reunidos   A presença de perspectivas não hegemôni -
                     aqui para falar sobre a incerteza”.                   cas também foi ressaltada por Marina Fokidis,
                     O questionamento do conceito de real também foi mencionado   diretora artística da dOCUMENTA 14, e Diana
                     pelo psicanalista Christian Dunker: “Colocar a realidade sob   Wechsler, curadora do MUNTREF (Museo de la
                     suspeita é condição característica da experiência contempo-  Universidad Nacional Tres de Febrero). Esta última
                     rânea. Suspeita de que a realidade diante de nossos olhos   falou sobre os desafios da Bienal Sur, evento cujo
                     não é o que parece nem o que aparece”. Segundo Dunker, o   objetivo é promover um diálogo entre artistas reno-
                     sentimento de que há algo errado com a realidade provoca o   mados do mundo e seus colegas da América do
                     sofrimento, estado abordado pela arte e a psicanálise: “Tanto a   Sul. Já Fokidis comentou sobre o conceito de Sul
                     produção artística quanto a psicanálise têm uma tarefa comum   Global, que permeia a dOCUMENTA 14. Segundo
                     que é responder ao sofrimento, esta experiência humana uni-  a curadora, ele não se restringe a um territó-
                     versal. E uma das funções históricas da arte é dar linguagem   rio geográfico, mas trata-se de “um estado de
                     ao mal-estar, oferecer recursos para nossa experiência de   espírito que evolui para caminhos indefinidos”.
                     descompasso com o tempo”.                             Ela contou que na crise europeia “houve uma
                     Na mesma linha, a também psicanalista Tania Rivera abordou o  separação do continente entre norte e sul. Nessa
                     próprio conceito de incerteza. “Precisamos mesmo de certezas?   divisão, a Grécia e outros países assumiram os
                     As certezas não curam, antes, creio que costumam adoecer-nos.   estereótipos negativos do que seria o sul”. Foi nesse
                     Não acredito que a ilusão de uma firme posição no mundo seja  contexto que surgiu a revista South as a State of
                     ela mesma uma garantia de bem-estar. Pelo contrário, nossos   Mind, hoje plataforma da dOCUMENTA 14, que
                     sintomas íntimos e sociais estão cheios de certezas.”   propõe um olhar não hegemônico.


                                                                                                                      31




         Book_37.indb   31                                                                                      11/21/16   8:25 PM
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36