Page 60 - ARTE!Brasileiros #37
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PARIS CENTRE POMPIDOU
ARTE E LIBERDADE
MOSTRA SOBRE O COLETIVO ART & LIBERTY GROUP,
COMPOSTO POR ESCRITORES, ARTISTAS E ATIVISTAS
POLÍTICOS, TRAZ UMA NOVA LUZ SOBRE
O MODERNISMO E O SURREALISMO NO EGITO
DUAS EXPOSIÇÕES SIMULTÂNEAS NO CENTRE GEORGES POMPIDOU TRAZEM
POR PATRICIA ROUSSEAUX PARA O SÉCULO XXI UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE AS DIFERENÇAS
DO MOVIMENTO SURREALISTA NA ARTE, SUAS PARTICULARIDADES E AS LINHAS
TEÓRICAS NAS QUAIS SE APOIARAM. ALÉM DE ART ET LIBERTÉ, OCUPA O SEXTO
A EXPOSIÇÃO Art et Liberté: Rupture, Guerre et ANDAR DO CENTRO A EXPOSIÇÃO MAGRITTE, LA TRAHISON DÊS IMAGES (VER EM
Surréalisme en Egypte (1938/1948), que permanecerá DEZEMBRO MATÉRIA DETALHADA EM ARTE!Brasileiros ONLINE), QUE APRESENTA
A HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO PINTOR BELGA E SUAS DIFERENÇAS COM RELAÇÃO
até janeiro de 2017 no Centre Georges Pompidou, em AO MOVIMENTO SURREALISTA FRANCÊS. NUM MOMENTO EM QUE A PSICANÁLISE
Paris, é a primeira mostra conceitual sobre o Art & PERMEAVA AS DISCUSSÕES ENTRE FILÓSOFOS, POETAS E ESCRITORES, MAGRITTE
Liberty Group, importantíssimo coletivo de escrito- FAZIA QUESTÃO DE FUGIR DA IDEIA DE QUE SUA PINTURA TIVESSE ALGUMA RELAÇÃO
res, artistas e ativistas políticos que cumpriram um COM O INCONSCIENTE OU COM OS SONHOS E, EM CONTRAPARTIDA, ACHAVA QUE A
papel fundamental na cultura do Cairo nos anos 1930, CONSCIÊNCIA E A LÓGICA ERAM INFINITAMENTE SUPERIORES À IMAGINAÇÃO. SEU
FAMOSO QUADRO PINTADO EM 1929 QUESTIONA A IDEIA DE IMAGEM, ACOMPANHADO
durante a oposição ao fascismo, ao nacionalismo e DE UMA INSCRIÇÃO CECI N’EST PAS UNE PIPE (ISTO NÃO É UM CACHIMBO). PARA
ao colonialismo do Império Britânico. ELE, O QUE VEMOS REPRESENTADO NA IMAGEM NÃO É MAIS NECESSARIAMENTE
Concebida pelos curadores convidados Sam “A COISA” EM SI, MAS UMA REPRESENTAÇÃO DO OBJETO E NÃO “O OBJETO”. PARA
Bardaouil e Till Fellrath, e patrocinada pela ELE, A IMAGEM É O ÍCONE DE UM CACHIMBO, ALGO QUE NOS IMPELE A PENSAR
QUE SE TRATA DE UM CACHIMBO. MAIS TARDE, MAGRITTE ENCONTRARIA ECO NO
Montblanc Cultural Foundation, a mostra traz uma PENSAMENTO DO FILÓSOFO MICHEL FOUCAULT, QUE VIU NA OBRA DO ARTISTA
nova luz sobre o Modernismo e o Surrealismo no SUAS PRÓPRIAS REFLEXÕES SOBRE A PALAVRA E O QUE ELAS DESCREVEM.
Egito. A exposição reúne uma cuidadosa seleção
de peças iconográficas do período, entre manus-
critos, vídeos e fotos inéditas.
O grupo trabalhava com um profundo sentimento de para uma imaginação mais descontrolada. E a segunda seriam
liberdade, com uma linguagem literária e pictórica expressões muito focadas na escrita e num desenho muito téc-
contemporânea extremamente envolvida com as nico, autocentrado e pouco envolvido com questões coletivas.
questões globais, mas também enraizada em pre- O Realismo Subjetivo estaria mais interessado em incorporar
ocupações artísticas e políticas locais. Apesar de o símbolos reconhecíveis dentro dos trabalhos e que fossem
Egito não ter estado no front da guerra, desde 1941 dirigidos por impulsos inconscientes. Principal mentor do
cerca de 140 mil soldados ficaram sediados no Cairo. grupo, o poeta Georges Henein nasceu no Cairo. Filho de pai
O movimento surrealista que então surgia na Europa diplomata e mãe ítalo-egípcia, foi criado na Itália, França e
como um movimento libertário parecia ser o caminho Espanha. Sua obra Bilan du Mouvement Surréaliste, de 1937,
teórico a seguir mais próximo de uma nova crítica marcou o início do movimento surrealista egípcio. Logo em
à moral social. O grupo, porém, cunhou uma nova seguida, foi um dos responsáveis pela publicação do manifesto
tendência que se denominou Realismo Subjetivo. do grupo, Vive l’árt Dégénéré.
Um dos dirigentes do movimento, o pintor e escritor Como um dos traços mais importantes deste movimento
Ramses Younane, entendia o surrealismo como um observa-se a forte inter-relação entre a literatura e as artes
movimento em crise e identificava dentro dele duas visuais. Vários dos textos de Heinen foram inspiração para as
linhas claras. A primeira, personificada em Dalí e obras dos artistas plásticos Kame el-Telmissany e Amy Nimr.
Magritte, que considerava uma expressão exces- Durante os anos 1940 o grupo lançou ainda vários jornais,
sivamente premeditada, que não deixava espaço dentre eles Don Quichotte, em francês e árabe.
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