Page 60 - ARTE!Brasileiros #37
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PARIS CENTRE POMPIDOU






             ARTE E LIBERDADE





             MOSTRA SOBRE O COLETIVO ART & LIBERTY GROUP,
             COMPOSTO POR ESCRITORES, ARTISTAS E ATIVISTAS
             POLÍTICOS, TRAZ UMA NOVA LUZ SOBRE
             O MODERNISMO E O SURREALISMO NO EGITO
                                                            DUAS EXPOSIÇÕES SIMULTÂNEAS NO CENTRE GEORGES POMPIDOU TRAZEM
             POR PATRICIA ROUSSEAUX                         PARA O SÉCULO XXI UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE AS DIFERENÇAS
                                                            DO MOVIMENTO SURREALISTA NA ARTE, SUAS PARTICULARIDADES E AS LINHAS
                                                            TEÓRICAS NAS QUAIS SE APOIARAM. ALÉM DE  ART ET LIBERTÉ, OCUPA O SEXTO
             A EXPOSIÇÃO Art et Liberté: Rupture, Guerre et   ANDAR DO CENTRO A EXPOSIÇÃO MAGRITTE, LA TRAHISON DÊS IMAGES (VER EM
             Surréalisme en Egypte (1938/1948), que permanecerá   DEZEMBRO MATÉRIA DETALHADA EM ARTE!Brasileiros ONLINE), QUE APRESENTA
                                                            A HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO PINTOR BELGA E SUAS DIFERENÇAS COM RELAÇÃO
             até janeiro de 2017 no Centre Georges Pompidou, em   AO MOVIMENTO SURREALISTA FRANCÊS. NUM MOMENTO EM QUE A PSICANÁLISE
             Paris, é a primeira mostra conceitual  sobre o Art &   PERMEAVA AS DISCUSSÕES ENTRE FILÓSOFOS, POETAS E ESCRITORES, MAGRITTE
             Liberty Group, importantíssimo coletivo de escrito-  FAZIA QUESTÃO DE FUGIR DA IDEIA DE QUE SUA PINTURA TIVESSE ALGUMA RELAÇÃO
             res, artistas e ativistas políticos que cumpriram um   COM O INCONSCIENTE OU COM OS SONHOS E, EM CONTRAPARTIDA, ACHAVA QUE A
             papel fundamental na cultura do Cairo nos anos 1930,   CONSCIÊNCIA E A LÓGICA ERAM INFINITAMENTE SUPERIORES À IMAGINAÇÃO. SEU
                                                            FAMOSO QUADRO PINTADO EM 1929 QUESTIONA A IDEIA DE IMAGEM, ACOMPANHADO
             durante a oposição ao fascismo, ao nacionalismo e   DE UMA INSCRIÇÃO CECI N’EST PAS UNE PIPE (ISTO NÃO É UM CACHIMBO). PARA
             ao colonialismo do Império Britânico.          ELE, O QUE VEMOS REPRESENTADO NA IMAGEM NÃO É MAIS NECESSARIAMENTE
             Concebida pelos curadores convidados Sam       “A COISA” EM SI, MAS UMA REPRESENTAÇÃO DO OBJETO E NÃO “O OBJETO”. PARA
             Bardaouil e Till Fellrath, e patrocinada pela   ELE, A IMAGEM É O ÍCONE DE UM CACHIMBO, ALGO QUE NOS IMPELE A PENSAR
                                                            QUE SE TRATA DE UM CACHIMBO. MAIS TARDE, MAGRITTE ENCONTRARIA ECO NO
             Montblanc Cultural Foundation, a mostra traz uma   PENSAMENTO DO FILÓSOFO MICHEL FOUCAULT, QUE VIU NA OBRA DO ARTISTA
             nova luz sobre o Modernismo e o Surrealismo no   SUAS PRÓPRIAS REFLEXÕES SOBRE A PALAVRA E O QUE ELAS DESCREVEM.
             Egito. A exposição reúne uma cuidadosa seleção
             de peças iconográficas do período, entre manus-
             critos, vídeos e fotos inéditas.
             O grupo trabalhava com um profundo sentimento de   para uma imaginação mais descontrolada. E a segunda seriam
             liberdade, com uma linguagem literária e pictórica   expressões muito focadas na escrita e num desenho muito téc-
             contemporânea extremamente envolvida com as   nico, autocentrado e pouco envolvido com questões coletivas.
             questões globais, mas também enraizada em pre-  O Realismo Subjetivo estaria mais interessado em incorporar
             ocupações artísticas e políticas locais. Apesar de o  símbolos reconhecíveis dentro dos trabalhos e que fossem
             Egito não ter estado no front da guerra, desde 1941   dirigidos por impulsos inconscientes. Principal mentor do
             cerca de 140 mil soldados ficaram sediados no Cairo.  grupo, o poeta Georges Henein nasceu no Cairo. Filho de pai
             O movimento surrealista que então surgia na Europa   diplomata e mãe ítalo-egípcia, foi criado na Itália, França e
             como um movimento libertário parecia ser o caminho   Espanha. Sua obra Bilan du Mouvement Surréaliste, de 1937,
             teórico a seguir mais próximo de uma nova crítica   marcou o início do movimento surrealista egípcio. Logo em
             à moral social. O grupo, porém, cunhou uma nova   seguida, foi um dos responsáveis pela publicação do manifesto
             tendência que se denominou Realismo Subjetivo.   do grupo, Vive l’árt Dégénéré.
             Um dos dirigentes do movimento, o pintor e escritor   Como um dos traços mais importantes deste movimento
             Ramses Younane, entendia o surrealismo como um   observa-se a forte inter-relação entre a literatura e as artes
             movimento em crise e identificava dentro dele duas   visuais. Vários dos textos de Heinen foram inspiração para as
             linhas claras. A primeira, personificada em Dalí e   obras dos artistas plásticos Kame el-Telmissany e Amy Nimr.
             Magritte, que considerava uma expressão exces-  Durante os anos 1940 o grupo lançou ainda vários jornais,
             sivamente premeditada, que não deixava espaço   dentre eles Don Quichotte, em francês e árabe.


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