Page 65 - ARTE!Brasileiros #37
P. 65

BANHISTAS (1799) NICOLAS-ANTOINE TAUNAY


                     Príapo (c. 1634-1638), de Nicolas Poussin (1594-1665), o  de Araújo Porto-Alegre (1806-1879). Ele participa da
                     “primeiro intérprete da cultura neoclássica moderna”,   exposição com seis trabalhos, um deles um retrato de
                     como aponta Marques no catálogo da exposição.     Debret, de 1818, que foi seu professor na Academia
                     “Essa pintura nunca fui exibida no Rio de Janeiro e,   Imperial de Belas Artes, e com quem viajou à França,
                     desde que começamos a pensar nessa mostra, a pre-  quando do retorno do mestre ao Velho Continente.
                     sença de um Poussin era incontornável”, afirma Perlin-  Porto-Alegre, em geral conhecido como pintor de pai-
                     geiro. A obra pertence ao Museu de Arte de São Paulo  sagens, é considerado o primeiro crítico e historiador
                     (Masp) e foi restaurada em 2009, por conta do ano   de arte no Brasil e chegou a dirigir a Academia de Belas
                     da França no Brasil. No País, não é conhecido outro   Artes, entre 1854 e 1857.
                     trabalho do artista, segundo os curadores.        Por meio de correlações desse tipo, a mostra, mesmo
                     Segundo Maria Eduarda Marques, toda a prática acadê-  que discreta, ganha em intensidade, mas, para um
                     mica da pintura clássica que vai se instaurar no Brasil   evento tão marcante, é pouco. Cadê o Museu de Belas
                     tem influência de Poussin, já que seu estilo “passou   Artes nesse debate?
                     a ser adotado pelas academias de arte desde o final
                     do século XVIII”.                                 A Missão Artística Francesa e Seus Discípulos
                     Assim, a mostra apresenta não só pinturas que retratam   Até 26 de novembro
                     essa influência no grupo que aportou aqui há 200 anos,   Pinakotheke Cultural
                     como em duas pinturas de Nicolas-Antoine Taunay, mas   São Clemente, 300, Rio de Janeiro, RJ
                                                                       21 2537 7566
                     também em discípulos deles, especialmente Manuel


                                                                                                                     65




         Book_37.indb   65                                                                                      11/21/16   8:27 PM
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70