Page 64 - ARTE!Brasileiros #37
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EXPOSIÇÃO RIO DE JANEIRO
















































             HYMENEUS TRAVESTIDO ASSISTINDO A UMA DANÇA EM HOMENAGEM A PRÍAPO (1634-1638), NICOLAS POUSSIN



             VEM DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA a comemoração      Mário Pedrosa, Da Missão Francesa – Seus Obstáculos
             dos 200 anos da chegada ao Rio de Janeiro da Missão   Políticos, de 1955, até o livro de Lilia Schwarcz, O Sol
             Artística Francesa, a Pinakotheke, de Max Perlingeiro   do Brasil. Em resumo, ambos defendem que o grupo
             com curadoria dele próprio e Maria Eduarda Marques.   francês, então sintonizado com a estética neoclássica
             A Missão Artística Francesa no Brasil e Seus Discípulos é   e próximo de Napoleão Bonaparte, decide vir ao Brasil
             uma exposição de certa forma modesta, com 43 obras,   para fugir da volta dos Bourbon ao poder.
             que não entra na polêmica de qual seria de fato o motivo   Esse vínculo é explicitado na mostra com um desenho
             da chegada do grupo estrangeiro liderado por Joachim   de bico de pena, realizado por Debret, certamente um
             Lebreton (1760-1819), destituído do Institut de France,   estudo, intitulado La Haranque de L’Emperour Napoleon
             acompanhado do pintor histórico Jean-Baptiste Debret   aux Bavorois, e dedicado ao médico francês radicado
             (1768-1848), do paisagista Nicolas-Antoine Taunay   no Brasil Dr. Sigaud, que também veio ao País para
             (1755-1830) e seu irmão, o escultor  Auguste-Marie   escapar da perseguição aos partidários de Napoleão.
             Taunay (1768-1824), o arquiteto Grandjean de Montigny   Debret ainda é destaque na mostra por suas aquare-
             (1776-1850) e o gravador de medalhas Charles-Simon   las que retratam índios e escravos nas ruas do Rio de
             Pradier (1783-1847).                              Janeiro, já apontando as diferenças sociais que mar-
             A versão oficial é que o grupo teria vindo por convite de  cariam o Brasil por décadas.
             D. João para a criação da Academia de Belas Artes, mas  Não pertence a nenhum dos artistas da expedição,
             essa ideia tem sido contestada há muito tempo, a come-  contudo, a peça central da mostra, a pintura Hymeneus
             çar pela tese para um concurso, nunca apresentada, de   Travestido Assistindo a Uma Dança em Homenagem a


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