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EXPOSIÇÃO CURITIBA






             CORES CORROSIVAS SOB A “PELE”


             DE UMA PINTURA GEOMÉTRICA





             GONÇALO IVO APRENDEU O IDIOMA DE IBERÊ CAMARGO E MARIA LEONTINA, ENTRE OUTROS
             MESTRES FREQUENTADORES DA CASA DE SEU PAI, O POETA LÊDO IVO


             POR LEONOR AMARANTE




             A PINTURA É COMO A MARÉ, se movimenta       tecidos tribais afloram em sua pintura, enquanto
             em um ir e vir em todos os períodos da história   nas suas peças tridimensionais pulsam signos e
             da arte. Há os sobreviventes, os quais um dia o   símbolos característicos da cultura africana. A
             sistema de arte tentou afogar na onda das escul-  rigor, Ivo bebeu em várias fontes, como ele mesmo
             turas minimalistas, das instalações, intervenções   diz, desde a Idade Média. Suas influências dire-
             urbanas, performances. Um dos protagonistas   tas são os amigos de seu pai, o poeta Lêdo Ivo,
             desta insistência é o pintor carioca Gonçalo Ivo, que   também colecionador, cuja casa frequentavam
             um dia deixou o Brasil para se fixar em Paris, onde  Maria Leontina, Iberê Camargo e Lygia Clark, entre
             experimenta experiências sintéticas de um geome-  outros artistas.
             trismo abstrato, cheio de porosidade e matéria. O   Em algumas telas, o rigor das formas é equilibrado
             título da mostra, A Pele da Pintura, no Museu Oscar   pela fusão colorística ligada à música, uma das
             Niemeyer, em Curitiba, dado pelo curador Felipe   paixões de Ivo. Ao iniciar aulas de piano fez surgir
             Scovino, é perfeito. O conjunto de obras exposto dá   nas pinturas uma referência à pauta musical, numa
             a pista para a descoberta de que tipo de superfície  relação harmoniosa entre a música, a forma e a
             encobre a materialidade densa da obra de Ivo. A   cor. Como pintor, Ivo se envolve com a fabrica-
             utilização de formas geométricas imediatamente   ção da tinta a óleo que utiliza, um procedimento
             conduz o observador para uma percepção ligada   antigo, próprio de quem tem a alma tingida pela
             ao abstracionismo e, na sequência, o conduz ao   cor. Como fazia Volpi, ele também usa a têmpera
             prazer das cores que se espraiam em densidades   feita com ovo, mas a aplica com muitas camadas,
             múltiplas sobre as “peles”.                 tecnicamente diferente de Volpi que a usava de
             Assim como na arquitetura, design, moda, cada   maneira translúcida em camadas finas e sutis. Ivo
             objeto tem uma “pele”, impermeável ou porosa,   não pode utilizá-la no Brasil por causa da formação
             lisa ou rugosa, grossa ou fina, plana ou com relevo.  de fungos. Em suas últimas telas emerge uma pin-
             A pintura de Ivo é como uma cobra que constan-  tura suave, na qual a cor corrosiva praticamente
             temente troca as “peles”, todas coloridas e que   desaparece para dar lugar a tons rebaixados, trans
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             se manifestam entre certa rigidez formal e uma   lúcidos que tomam conta da tela, revelando um
             alegria espontânea, especialmente nas telas sob a   outro lado da pintura de Ivo que nesta exposição
             influência dos tecidos geométricos africanos. Este   tem participação discreta, somente em três telas.
             procedimento antropofágico de se abrir para outras   Com  curadoria  de  Scovino,  a  exposição,  que
             épocas é uma das características de alguns artistas  abrange 118 obras, entre 32 pinturas, 42 aquare-
             que se fixam em Paris, desde os modernistas. Ivo   las e 44 objetos, percorre a trajetória do artista
             se deixou influenciar pela arte africana, da qual é   nas duas últimas décadas. No conjunto, a mostra
             colecionador, e várias estruturas geométricas dos   revela que a arte de Ivo é gesto ao qual se juntam


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