Page 80 - ARTE!Brasileiros #37
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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
O EMBATE ENTRE
OBRA, ESPAÇO
E SUJEITO NA
PRODUÇÃO DE
ANA MARIA TAVARES
EXPOSIÇÃO DA ARTISTA MINEIRA REARRANJA ESPAÇO DA PINACOTECA
DO ESTADO E ENCERRA COMEMORAÇÕES DOS 110 ANOS DA INSTITUIÇÃO
POR MARIA HIRSZMAN
REALIZAR UMA OBRA ÚNICA, capaz de congregar e
ressignificar múltiplos trabalhos e 35 anos de reflexão
artística: este é o intuito da antologia que Ana Maria
Tavares realiza na Pinacoteca do Estado, encerrando
em grande estilo as comemorações dos 110 anos de
aniversário do museu e reafirmando o interesse da
instituição em tornar-se um espaço de reflexão e divul
-
gação da arte contemporânea brasileira. Como numa
espécie de intrincado quebra-cabeça, no qual cada
peça ganha novo sentido a partir do contexto em que
é inserida, a exposição não apenas traz a público os
destaques da produção da artista e permite estabelecer
importantes e luminosas conexões entre momentos-
-chave de sua pesquisa como investiga e subverte o
próprio espaço do museu, na sua relação com o público.
“Para nós, interessava muito finalizar essas comemo-
rações com a mostra de uma das mais significativas
artistas brasileiras das últimas décadas, cuja primeira
exposição individual ocorreu na Pinacoteca”, explica
o diretor do Museu, Tadeu Chiarelli.
A percepção e a organização do espaço do prédio cen-
tenário na avenida Tiradentes foram completamente
FOTO MARCOS “COIL” LOPES alteradas pela artista, desestabilizando práticas já arrai- ALUMÍNIO, BORRACHA,
EXIT III COM PAREDE
gadas. Esse rearranjo inverte o modo de deslocamento
NIEMEYER (ESTAÇÃO
LUZ), 2016. AÇO INOX,
do prédio, retomando o eixo principal estabelecido por
CD PLAYER, ESPELHO E
Ramos de Azevedo, que conduz da antiga entrada,
80 FONE DE OUVIDO
DETALHE DE CARROUSSEL (PARA
Book_37.indb 80 DUCHAMP), 1997, 11/21/16 8:28 PM
AÇO INOX E ESPELHO.
EM CONVERSA COM EXIT III COM
PAREDE NIEMEYER (ESTAÇÃO LUZ),
2016.
AÇO INOX, ALUMÍNIO, BORRACHA, CD
PLAYER, ESPELHO E FONE DE OUVIDO