Page 83 - ARTE!Brasileiros #37
P. 83
CHUVEIRO (DETALHE), 1987, AÇO CARBONO, 250 CM X 200 CM X 30 CM DE DIÂMETRO, COLEÇÃO PARTICULAR
Dentre as 160 obras que compõem a mostra, número o octógono. O espaço nobre perde sua função nuclear
que inclui também uma vasta documentação, há obras e transforma-se no palco de uma ação de “radical refle -
inéditas e outras raramente vistas. Um Jardim para xividade especular”. Fechado em si mesmo e completa-
Burle Marx, realizado em 2013 com artesãs de Fortaleza mente espelhado, de alto a baixo, o espaço torna-se, nas
e que traduz a ideia de jardim numa grande escultura palavras da artista, “um campo aberto e infinito”, que
coletiva, em tons de preto, cinza e branco, nunca havia ecoa e funde o espaço do museu, as esculturas da artista
sido mostrada em São Paulo. O trabalho Tapetes Negros (Exit 3, uma instalação sonora na forma de uma escada
para Paredes Brancas, que integrou a primeira exposição de avião que não leva a lugar nenhum, e Carrossel para
individual da artista em 1981, também volta à cena, depois Duchamp, de 1997) e o próprio espectador. “Eu me vejo,
de passar por um processo de restauro. vendo o outro, na obra mesma”, sintetiza.
Há sempre no trabalho de Tavares um embate entre obra, No Mesmo Lugar: Uma Antologia de Ana Maria Tavares
espaço e sujeito, num processo de sedução e crítica, de
FOTOS PATRICIA ROUSSEAUX fina ironia. E uma clara recusa em destituir as obras de De 19 de novembro a 10 de abril de 2017
Pinacoteca de São Paulo
seus conceitos, reduzindo-as a mero mostruário do que
Praça da Luz, 02, São Paulo, SP
já foram algum dia. Esse processo de ressignificação fica
11 3324-1000
evidente, por exemplo, na grande instalação criada para
83
Book_37.indb 83 11/21/16 8:28 PM