Page 53 - artebrasileiros-64
P. 53

Desde jovem Marta Minujín
            protagonizou quase
            tudo o que quis. Uma de
            suas frustações foi não
            conseguir entrar para o
            famoso Grupo de Los Trece,
            de Buenos Aires, liderado
            por Jorge Glusberg e
            composto só por homens











            maneira dela, na convocação do corpo, na insurgência   no caso, uma argentina devedora e um estadunidense
            na dança, na brincadeira, no jogo. Ana Maria lembra   credor. Enquanto Minujín forjava um pagamento baseado
            que a artista tem séries importantes que falam do fato   em sacas de cereal, os índices de inflação na Argentina
            de ela ser latino-americana, de se colocar na cena   chegavam a picos altíssimos.
            internacional como mulher latino-americana. Um dos   Outro caminho que Minujín adotou para intervir no
            trabalhos mais icônicos, e eminentemente político,  imaginário geopolítico regional foi atuando no espaço
            é o que reflete sobre o rombo que a ditadura militar  público, conforme se vê nos trabalhos que ocupam
            argentina deixou nos cofres do governo. A curadora   uma das salas da exposição. Depois de El obelisco
            lembra que durante o período de redemocratização,  acostado (O obelisco tombado), de 1978, que criou a
            a inflação tornou-se incontornável, o endividamento   viagem imaginária do monumento desde a Praça da
            com potências internacionais foram às alturas. Então,  República, em Buenos Aires, até o interior do pavilhão
            em 1985, Minujín comentou esse episódio na fotoper- da Fundação Bienal de São Paulo, Minujín começou a
            formance argentina con maíz, “el oro latinoamericano”  criar uma série de projetos superdimensionados para
            (O pagamento da dívida externa argentina com milho,  serem instalados em ruas de diferentes cidades e paí-
            “o ouro latino-americano”), na qual ela e Andy Warhol   ses. Hoje a artista soma vários deles e não para de ser
            personificaram estereótipos de seus países de origem:  convidada para criar muito mais ainda.

                                                                                                         53
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58