Page 51 - artebrasileiros-64
P. 51

A artista se reinventa a cada exposição, sem deixar de lado o traço psicodélico que baliza sua personalidade












            no catálogo que a ideia de realizar uma exposição de   cena artística portenha da época, dominada por artistas
            Minujín vem desde 2018, quando a artista participou da   vestidos de tweed e gravata. Abrindo caminhos, Marta
            coletiva Mulheres radicais: arte latino-americana, 1960- inventou sua maneira de lidar com a arte e com o sistema.
            1985, organizada por Cecilia Fajardo-Hill e Andrea Giunta.  Entre vários trabalhos em exposição na Pinacoteca
               A exposição inaugural de Minujin foi em 1959 no   destaca-se El Batacazo (1965), por ter sido premiado no
            Teatro Agón, em Buenos Aires, quando ela tinha apenas   Instituto Di Tella de Buenos Aires (1963/1969), quando
            16 anos. Dois anos depois obteve bolsa de estudos do   o espaço era o epicentro da vanguarda argentina e
            National Endowment for the Arts o que lhe permitiu   por onde passaram celebridades internacionais. De
            fixar-se em Paris, onde iniciou as estruturas habitáveis,  happenings, às instalações e ambientações, quase
            cobertas por colchões encontrados entre os resíduos   nada escapou da programação desse icônico instituto
            dos hospitais parisienses. Em 1963 criou La Destrucción,  que pulsava em plena Calle Florida. O Prêmio Interna-
            seu primeiro happening, quando reuniu obras com col- cional Di Tella transformou-se em vitrina para o mundo
            chões e convidou colegas para destruí-las. Era o início   da arte, quando a instituição fazia ponte com museus
            de uma vida agitada com experiências internacionais   importantes como o Moma e galerias influentes, como
            performáticas que lhe permitiram, ainda jovem, criar  a do marchand Leo Castelli, em Nova York. Com essa
            uma voz feminina inovadora na competitiva e fechada   premiação, Minujín chamou a atenção de Aldo Pellegrini,

                                                                                                         51
   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56