Page 59 - artebrasileiros-64
P. 59

Helô Sanvoy,
                                                                                               EIRO, 2021.
                                                                                               Pó e lascas
                                                                                               de pau-brasil,
                                                                                               cera de abelha,
                                                                                               carvão e lona
                                                                                               de algodão cru



            isso, nessa série, eu proponho várias reformulações   membro do coletivo indicava artistas que eram votados
            geométricas e deixando só o nome do veículo”. Crónica   pelo grupo. Depois disso, as listas eram analisadas
            é o nome de um jornal mexicano.                  para que houvesse paridade entre os artistas. Houve
               Komatsu, assim como Ding Musa e outros integran- um processo longo e democrático para a garantia do
            tes da mostra, integram o corpo de decisões coletivas   equilíbrio de presenças. Desse modo, a desierarqui-
            que articulou a exposição. Como é uma ação coletiva, a   zação não apareceu espontaneamente no resultado.
            resposta também para as questões de arte!brasileiros   Ela foi fruto de um trabalho consciente, democrático
            sobre o processo de escolhas também foi elabora- e criterioso de conversas e ajustes”, explicaram os
            da coletivamente e enviada após pequeno debate. “A  articuladores da mostra.
            desierarquização de artistas, evidente e intencional na   A afinidade pode então ser demonstrada pela própria
            mostra, é manifesta não somente como proposta orga- proximidade, como é o caso dos artistas que já vivem
            nizacional, mas sobretudo como apontamento para os   ali, caso de André Chiarati, morador do 13º andar, ou
            modos diversos e legítimos de existir, em sociedade e   pela longa colaboração, caso do coletivo jamac (sigla
            na arte”, afirmam os organizadores na resposta. “Esse   para Jardim Miriam Arte Clube, um espaço cultural da
            modo não-vertical de operar está presente na mostra e   zona sul de São Paulo, criado pela artista Mônica Nador
            na forma de organizarmos a Galeria ReOcupa. Desde   em 2004, com ação e gestão coletiva).
            o início, todas as decisões tomadas partiram de uma   Isso poderia dar margem à conclusão de que predo-
            discussão coletiva e horizontal”.                mina o discurso, a abordagem panfletária. Não há uma
               Dessa forma, o artista já está integrado a uma ideia,  satanização do panfleto, pelo contrário: do tríptico da
            a um propósito, contido no tema da ReFundação. “Ao   consagrada Cinthia Marcelle (desenho no qual uma arara
            longo de sete meses de organização da mostra, cada   de camisetas e a primeira traz a inscrição “A propriedade

                                                                                                         59
   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64