Page 64 - artebrasileiros-64
P. 64

EXPOSIÇÃO PORTO ALEGRE






















































            até o dia 22 de outubro, a Fundação Iberê Camargo,   “Eu comecei a desenvolver esses trabalhos há pelo
            em Porto Alegre (rs), recebe Ajuntamentos, do artista   menos uns cinco anos, antes mesmo da exposição na
            plástico mineiro Afonso Tostes. A exposição traz des- Luciana Brito, mas eles não haviam sido mostrados até
            dobramentos da mostra de mesmo nome que no início   então”, conta Tostes à arte!brasileiros.
            do ano marcou a estreia de Tostes na Galeria Luciana   “Eles, no entanto, não representam uma grande rup-
            Brito, em São Paulo – até então, ele era representado   tura em relação à minha linha de trabalho, tampouco
            na capital paulusta pela Milan.                 seguem uma sequência lógica. Meu processo criativo
               Na Fundação gaúcha, ao centro da expografia, o público   sempre está ligado aos materiais que vou recolhendo
            encontra grandes esculturas de madeira que remetem a   e com que eu vou convivendo dentro de meu estúdio”.
            formas totêmicas, como bem definiu Luisa Duarte em seu   As ideias que afloram dessa convivência, afirma Tostes
            texto curatorial para exposição realizada anteriormente em  – dentro de seu campo de pesquisa sobre natureza, meio
            São Paulo. As obras foram criadas a partir de troncos, em   ambiente e relação com o ambiente, urbano ou natural –
            sua maior parte recolhidos no Parque Ibirapuera, na capital   fica, “fervilhando” em sua cabeça até desaguarem nas
            paulista, mas também no Rio de Janeiro, onde Tostes mora.  obras que apresenta ao público. “Quando eu faço uma
               Marcam essas esculturas uma “estabilidade tênue”,  exposição como Ajuntamentos, estou não somente
            também como descrito por Duarte. Um equilíbrio deli- juntando aquelas ideias, como também trabalhando   FOTOS: NILTON SANTOLIN | ANDERSON ASTOR
            cado mantido, sugere Tostes, com o apoio de cunhas   minhas referências, vivências, a observação daquilo
            e estruturas delgadas e retorcidas, que imitam galhos,  que, eu entendo, me forma como artista”.
            também feitas pelo artista com pedaços de madeira, e   Tostes também afirma que essas obram refletem
            a que ele chama de bengalas.                    ainda suas ideias acerca do meio cultural e artístico

            64
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69