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ESPOSIÇÃO SÃO PAULO
Criação das Bordadeiras do ReOcupa
privada criou o crime”) às placas do Arquivo Mangue da Justiça - toda a obra está escorada por um caibro
(Camila Mota e Cafira Zoé), com frases como “Tudo que de madeira, comentário do artista sobre a fragilidade
é vivo corrói”, a política permeia as intervenções. Essa da democracia. A ReFundação se realiza no terreno
política é, entretanto, a admissão de que é preciso atuar ainda quente da investidas fascistas recentes, mas seu
continuamente no tecido social para afirmar as vontades testemunho é o da resistência e da força das estraté-
comuns, os direitos, as percepções, e isso vai da Cozinha gias de sobrevivência para adiante das circunstâncias.
Ocupação 9 de Julho (“Cozinhar é revolucionário”) às “A partilha do espaço expográfico entre artistas já
fotografias dos Retratistas do Morro – um trabalho de estabelecidos (em instituições e no mercado), de dife-
recuperação da experiência de fotógrafos que viveram rentes gerações, em início de carreira, eventualmente
e trabalharam nas favelas registrando cotidianamente desinteressantes aos modelos de mercado, e artistas
os modos de vida de suas comunidades ao longo dos com menor visibilidade, são apontamentos para o desejo
últimos 50 anos. de uma sociedade em que todes possam usufruir de
Os temas caros à Ocupação, como moradia, alimen- benefícios, de reconhecimento e das oportunidades
tação, protagonismo social e emancipação predominam, geradas por suas produções”, afirmam os organizadores,
mas há também obras que evocam embates muito que pretendem dar itinerância à mostra, levando-a por
recentes e novos. São os casos, por exemplo, dos tra- outros espaços culturais do país. Um dos indícios da
balhos da Fumaça Antifascista e da obra Processo de ideia de se contrapor à lógica do mercado é que, da
Tombamento. Nesta última, Elton Hipólito apresenta venda das obras, parte dos recursos será direcionado
o seguinte material de trabalho: “Tinta acrílica sobre diretamente para necessidades do mstc e parte será
tecido e escora de madeira sobre a Constituição Fede- revertida, de forma equânime, em benefícios para todos
ral de 1988”. É uma reconstituição da invasão golpista os artistas participantes da mostra. A Galeria não visa
às sedes dos Três Poderes brasileiros em 8 de janeiro lucro nem paga remuneração alguma aos membros
deste ano, uma pintura dos golpistas com camisetas da organizadores, exceto aos dois educadores contratados
seleção de futebol encarapitados na estátua simbólica e aos montadores da mostra.
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