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ele “plantou” no Museu da Casa Brasileira, em uma
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                                                               Em Ajuntamentos, seus troncos sustentados por
                                                             bengalas são, novamente, estruturas, mas já “não tão
                                                             confiáveis”, desequilibradas pelas próprias intervenções
                                                             do artista, diz Tostes, seja pelo corte quanto pela tentativa
                                                             de reconstrução “daquilo que não mais está lá”, ou seja,
                                                             as árvores de onde vieram.
                                                               Tostes faz questão de ressaltar que Luciana Brito foi
                                                             uma importante interlocutora no processo de criação
                                                             de Ajuntamentos, tanto em São Paulo quanto em Porto
                                                             Alegre. Já a galerista afirma que costuma trabalhar
                                                             sempre de modo próximo aos artistas: “Eu lido muito
                                                             deste jeito com os artistas que represento. É como uma
                                                             parceria, em que conversamos sobre o projeto, ajudo
                                                             com minha experiência com montagens etc.”, explica
                                                             Luciana. “Ao mesmo tempo, eu dou muita liberdade
                                                             aos artistas. Eles fazem suas exposições exatamente
                                                             como planejaram”.
                                                               Parte desta parceria com Luciana Brito, que frequen-
                                                             tava de modo recorrente o estúdio do artista, garantiu
                                                             a Tostes a possibilidade de produzir suas peças, em
                                                             especial os grandes troncos de madeira, em São Paulo,
                                                             numa oficina que a galerista conseguiu prover. Também
                                                             na Fundação Iberê Camargo, conta Luciana, a galeria
                                                             foi bastante participante na instalação das obras de
                                                            Tostes. “É preciso ressaltar que o Emilio Kalil também
             Obras sem título, de Afonso Tostes, presente em “Ajuntamentos”  dá muita abertura para essas colaborações. Ao fim, foi
                                                             um trabalho feito a seis mãos”, pondera.
                                                               Luciana salienta ainda que Ajuntamentos ampliou o
            numa estrutura mercadológica. “Uma estrutura também   leque artístico Afonso Tostes. “Ele abriu várias frentes
            mais ampla, que define o que é arte contemporânea, em   em ambas exposições. Os trabalhos com jornais, que não
            contraponto a informações que vêm de um lugar que não   haviam sido mostrados em São Paulo, são um exemplo.
            se relaciona com a arte como um produto, a ser exibido  Já as esculturas são todas inéditas e as pinturas estão
            dentro de contextos mercadológicos, por sua vez, e por  fazendo muito sucesso porque ele sempre foi mais
            isso historicamente aceitos”.                    conhecido como escultor. Inclusive do ponto comercial
               Além das esculturas de madeira, Ajuntamentos apre- podemos afirmar que a gente vendeu superbem”.
            senta a série Reforma, com telas feitas a partir em que o   Ainda que haja novidades em Ajuntamentos, Luciana
            pó da madeira, que resulta do lixamento das esculturas,  faz questão de ressaltar que há sempre muita coerên-
            faz as vezes de “tinta”. Na Fundação Iberê Camargo,  cia, desde sempre, no trabalho de Tostes. “Ele tem
            Tostes acrescenteu novos trabalhos à mostra original,  uma investigação muito própria, em que se utiliza de
            feitos in loco, durante duas temporadas em Porto Alegre,  materiais que vai encontrando e recolhendo, algo que
            a exemplo de duas xilogravuras e uma série de gravuras.  também vale para as ferramentas que usa. Dentro desse
               Tostes ressalta que a busca por uma ideia de essência   universo, que pode parecer limitado, ele consegue uma
            e de simplicidade percorre toda a sua obra. Em texto   variação superimportante de narrativas sobre a nature-
            feito para a exposição na Fundação Iberê Camargo, o   za”, argumenta. No panorama da arte contemporânea
            artista afirma que tenta “encontrar beleza na poética   brasileira, afirma Luciana, Tostes tem uma presença
            mais simples possível”. Isso, diz ele, é evidenciado em   de destaque, com um trabalho muito singular, em que
            sua relação com estruturas – em criações anteriores,  é fiel à sua pesquisa como artista, desde os anos 1980
            um exemplo disso é o “jardim de ossos” que em 2010  ou mesmo um pouco antes.

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