Page 92 - ARTE!Brasileiros #38
P. 92

LIVRO HENRIQUE OLIVEIRA

























































             BULBO, 2013, MADEIRA COMPENSADA                                         MESOFAGIA, 2012, MADEIRA COMPENSADA E MESA

             espaços, o que leva Farias a afirmar, por exemplo, que   vocabulário de significados e figurações. Começam a
             uma das obras de Oliveira, Tapumes (2003), se situa   aparecer, em obras como Xilonoma Chamusquius (2010),
             entre a pintura, o relevo, a instalação e a arquitetura.     as formas que remetem a tecidos animais e também
             Mais adiante, o curador aponta que se trata de “uma obra   ao câncer. “Em certo momento, quando minhas obras
             que sinaliza muito bem o envolvimento da experimenta-  passaram a sugerir formas orgânicas que aludiam a
             ção com a ação política sobre um mundo que varre para  tumores, recorri a livros de patologia”, ele conta na
             debaixo do tapete sua lógica de acumulação”, estabele-  entrevista a Amaral.
             cendo na natureza do material sua vocação para o des-  A conversa é longa e minuciosa quando passa a contem -
             carte (quando usado pela indústria da construção) e para   plar o estudo de Oliveira sobre os materiais. A trajetória
             o uso permanente (na construção precária das favelas).   do artista tem início com a descoberta do potencial do
             “O compensado é um material poderoso, um amálgama   tapume ainda na época em que ele estudava Artes na
             de matérias e de tempos”, diz Farias, introduzindo essa   ECA (USP) e, com seu próprio carro, circulava procurando
             faceta do tapume e o que o livro vai expor depois.  compensados de madeira em caçambas de São Paulo.
             Passada a fase de trânsito entre a exploração do   Muitas vezes, conta, o material de uma obra era utili-
             bidimensional e da volumetria, Oliveira amplia seu   zado em um trabalho seguinte. Com o passar do tempo,


            92




         Book_ARTE_38_POR.indb   92                                                                              3/3/17   9:51 PM
   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97