Page 92 - ARTE!Brasileiros #38
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LIVRO HENRIQUE OLIVEIRA
BULBO, 2013, MADEIRA COMPENSADA MESOFAGIA, 2012, MADEIRA COMPENSADA E MESA
espaços, o que leva Farias a afirmar, por exemplo, que vocabulário de significados e figurações. Começam a
uma das obras de Oliveira, Tapumes (2003), se situa aparecer, em obras como Xilonoma Chamusquius (2010),
entre a pintura, o relevo, a instalação e a arquitetura. as formas que remetem a tecidos animais e também
Mais adiante, o curador aponta que se trata de “uma obra ao câncer. “Em certo momento, quando minhas obras
que sinaliza muito bem o envolvimento da experimenta- passaram a sugerir formas orgânicas que aludiam a
ção com a ação política sobre um mundo que varre para tumores, recorri a livros de patologia”, ele conta na
debaixo do tapete sua lógica de acumulação”, estabele- entrevista a Amaral.
cendo na natureza do material sua vocação para o des- A conversa é longa e minuciosa quando passa a contem -
carte (quando usado pela indústria da construção) e para plar o estudo de Oliveira sobre os materiais. A trajetória
o uso permanente (na construção precária das favelas). do artista tem início com a descoberta do potencial do
“O compensado é um material poderoso, um amálgama tapume ainda na época em que ele estudava Artes na
de matérias e de tempos”, diz Farias, introduzindo essa ECA (USP) e, com seu próprio carro, circulava procurando
faceta do tapume e o que o livro vai expor depois. compensados de madeira em caçambas de São Paulo.
Passada a fase de trânsito entre a exploração do Muitas vezes, conta, o material de uma obra era utili-
bidimensional e da volumetria, Oliveira amplia seu zado em um trabalho seguinte. Com o passar do tempo,
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Book_ARTE_38_POR.indb 92 3/3/17 9:51 PM